Sumários

Comentários aos Planos de Trabalho. Cesare Brandi e o Restauro Crítico. Ajuste aos critérios de avaliação da UC

25 Março 2020, 08:00 Clara Moura Soares

Concluímos o reenvio para todos os alunos dos Planos de Trabalho devidamente comentados, com indicações para melhoria ou reorientação das estruturas e abordagens dos mesmos. Foi solicitada a boa receção dos documentos. Procedemos ao envio do Powerpoint dedicado a Cesare Brandi e ao Restauro Crítico. Este foi enviado pelo Fénix, através do link  https://we.tl/t-VnVIyHBCCL (tratando-se de um envio por WeTransfer só fica disponível para download durante 7 dias).  Para Brandi, o restauro “Constitui o momento metodológico de reconhecimento da obra de arte, na sua consistência física e na sua dupla polaridade estética e histórica, com vista à sua transmissão ao futuro”. É, assim, fundamental atender tanto à mensagem e significado da obra de arte, como à sua matéria, veículo através do qual ela pode ser transmitida ao futuro. A dimensão crítica das opções/decisões a tomar, pressupõe um lado subjetivo (da parte de quem toma a decisão), mas exige que essas opções seja tomadas com base em fundamentos científicos, analíticos, críticos, comparativos.   Destaca-se na teoria de Brandi a noção de restauro preventivo, algo aparentemente contraditório, já que a prevenção se destina a evitar o restauro. Brandi considera, porém, que por vezes o restauro se destina a prevenir a perda das obras de arte. Veja-se, por exemplo, as destruições ocasionadas no contexto de guerras. Que memórias existiriam da "Última Ceia" de Da Vinci na  Igreja de Santa Maria delle Grazie (Milão) se ela não tivesse sido alvo de um restauro preventivo? 
O referido Powerpoint inclui, igualmente, diversas imagens de monumentos europeus (Varsóvia, Viena, Dresden, Berlim), arrasados durante a 2ª Guerra Mundial, circunstância que determinou a mudança de paradigma no restauro de monumentos (mais tolerante, profunda e com maior sentido crítico), refletindo-se na redação da Carta de Veneza de 1964. Referência à Convenção de Haia (1954) para a proteção dos bens culturais em caso de Conflito Armado. 

No dia 24/03 foi enviado um email a todos os alunos da UC, através do Fénix, transmitindo informações relativas ao reajuste dos elementos,   critérios de avaliação e prazos, em virtude das circunstâncias de quarentena em que nos encontramos. 
O email apresentava a seguinte redação: 
Caros alunos,

O contexto em que nos encontramos, obriga-me a rever os elementos de avaliação e critérios estabelecidos no início do semestre e inscritos no primeiro sumário da UC.
Depois da reunião que tive ontem com os meus colegas de História da Arte, venho comunicar-vos que a UC de Introdução aos Métodos Laboratoriais/Introdução às Ciências do Património, passará a ter 2 elementos de avaliação não presenciais:

1 - o trabalho escrito final, cujo plano solicitei envio até ao dia de ontem (23/3);
   - trabalho individual ou em grupo (máximo 3 elementos);
   - a entrega do trabalho será realizada até ao final do dia  7 de maio, por WeTransfer, para o meu endereço de email da faculdade claramourasoares@letras.ulisboa.pt;
   - mantém-se o número de páginas estabelecido inicialmente: 10 páginas + 1 destinada a resumo até 300 palavras e até 5 palavras-chave;
   - este trabalho deterá o peso de 50% na avaliação final.

2 - Um comentário crítico a um pequeno texto, em princípio uma notícia de jornal:
     - trabalho individual;
   - a entrega deste elemento de avaliação, a realizar-se também por WeTransfer para o mesmo endereço eletrónico, terá que ser enviado até ao final do dia  22 de abril;
   - terá como limite máximo 3 páginas A4;
   - deterá o peso de 50% da avaliação final.
    
Não houve contacto presencial com os alunos.


Planos de trabalho. Acesso VPN à Biblioteca da FLUL

23 Março 2020, 08:00 Clara Moura Soares

Receção dos planos de trabalho. Comentário e reenvio aos alunos de alguns deles.

Foram enviadas instruções para acesso VPN (Virtual Private Network) à Biblioteca da FLUL, de modo a permitir acesso a bibliografia que possa enriquecer os trabalhos que se encontram a realizar.

Não houve contacto presencial com os alunos.


Gustavo Giovannoni: monumento e sítio histórico - matéria nova

18 Março 2020, 08:00 Clara Moura Soares

Envio , através do Fénix  com o  link https://we.tl/t-Tn6l2aVIzc, das seguintes teorias da conservação e do restauro, dadas na última aula:

- William Morris e o movimento anti-restauro;
- Camilo Boito e o resaturo científico ou filológico.
Envio, pela mesma via, do PowerPoint com a a teoria do arquiteto italiano Gustavo Giovannoni, o qual estende o conceito de monumento ao conjunto urbano, reagindo contra o isolamento urbano dos monumentos.

Não houve contacto presencial com os alunos.


Envio de PowerPoints das matérias dadas. Ajustamentos aos temas de trabalho

16 Março 2020, 08:00 Clara Moura Soares

Envio de dois PowerPoints, através do Fénix, com o link https://we.tl/t-wmldarVHLl : 

 1 - sobre o Restauro Arqueológico;
 2 - Sobe Viollet-le-Duc e John Ruskin. 
 Envio de fotos de parte do livro da Professora Maria João Neto,  Memória, Propaganda e Poder: O Restauro dos Monumentos Nacionais (1929-1960), Porto, FAUP, 2001, pp. 25-55 onde se encontram sintetizadas as diversas teorias do restauro. 
 Através de comunicação via email, no decurso dos últimos dias, foram sendo ajustados os diversos temas de trabalho de modo a torná-los exequíveis exclusivamente a partir de casa. Dadas as contingências foi suprimida da avaliação do trabalho final a obrigatoriedade de contacto direto com os objetos ou edifícios a estudar.

Suspensão das atividades letivas presenciais - não houve contacto presencial com os alunos.


Suspensão de atividades letivas presenciais

11 Março 2020, 08:00 Clara Moura Soares

Suspensão das atividades letivas presenciais na Universidade de Lisboa como medida de contenção face ao COVID-19.

Envio de email aos alunos, através do Fénix, a informar que em breve receberão notícias sobre o modo de funcionamento da UC. 

Pedido de revisão das matérias dadas a fim de possam ser esclarecidas dúvidas existentes.

Pedido de comunicação, até dia 16/3, do tema de trabalho final, a fim de se realizarem os ajustes necessários face às circunstâncias de quarentena em que o país se encontra.

Pedido de envio, até dia 23/3, dos planos de trabalho final.