A interdisciplinaridade: as obras de arte e as áreas envolvidas no seu estudo
1 Abril 2020, 08:00 • Clara Moura Soares
Envio, através do Fénix, do link de acesso ao Powerpoint da aula A interdisciplinaridade: as obras de arte e as áreas envolvidas no seu estudo: https://we.tl/t-Bk8Jf7U1L1
A arte e a ciência
O estudo laboratorial das obras de arte: possibilidades e limites.
Para que serve o estudo laboratorial das obras de arte?
O que se pode fazer com os métodos laboratoriais?
Para que serve a informação laboratorial obtida para uma obra?
Condições em que o estudo laboratorial deve ser feito.
A importância decisiva das Perguntas.
Os princípios em que deve assentar um estudo laboratorial: Perguntas-Laboratório-Respostas-Novas Perguntas.
Madeleine Hours e o período de consagração do Laboratório do Museu do Louvre. O texto de Magdeleine Hours: A ciência ao serviço da arte (El correo de la UNESCO, 1981)
- De que é feito;
- Como foi feito;
- Quando foi feito;
- Onde foi feito;
- Por quem foi feito;
- Que função tinha;
- Em que estado de conservação se encontra;
- Como se alterou;
- Como preservar.
Sugestão de leitura complementar: texto de António João Cruz, “Ciência e Conservação: alguns problemas de uma relação frequentemente conflituosa, mas necessária”, disponível em https://www.researchgate.net/publication/257960130_Ciencia_e_Conservacao_Alguns_problemas_de_uma_relacao_frequentemente_conflituosa_mas_necessaria
Não houve contacto presencial com os alunos.