Sumários
Património e Museus: a legislação em Portugal
21 Março 2022, 11:00 • Clara Moura Soares
Lei de bases da política e do regime de proteção e valorização do Património Cultural - Lei 107/2001, de 8 de setembro
- princípios basilares;
- formas de proteção dos bens culturais: classificação e inventário.
O inventário de Monumentos da DGPC;
O inventário da extinta DGEMN (www.monumentos.gov.pt);
O inventário dos acervos museológicos: o programa Matriz e os softwares da empresa Sistemas do Futuro (in arte, in patrimonio, in domus, in doc, etc.).
Lei Quadro dos Museus Portugueses – Lei n.º 47/2004
- o conceito de museu;
- as funções museológicas;
- inventário e documentação;
- a conservação;
- segurança e vigilância;
- as reservas.
As Cartas do Património: Internacionalização da tutela do Património Artístico e Cultural
14 Março 2022, 11:00 • Clara Moura Soares
Carta de Cracóvia (2000): âmbito, objetivos e critérios de intervenção.
Convenção de Faro (2005): O valor do Património para a Sociedade (Conselho da Europa). motivações e princípios fundamentais.1 - Desenvolvimento da participação democrática e da responsabilidade social;2 - Melhorar o ambiente e a qualidade de vida; 3 - Gestão da diversidade cultural e do entendimento mútuo; 4 - Promover sociedades mais coesas.
Aspetos fundamentais da estratégia da Convenção de Faro:
- criação de uma base de dados comum e um centro de recursos servirão as administrações num sentido de eficiência e de apoio às boas práticas;
- prevenir os riscos do uso abusivo do património (exs. Ponte de Mostar no sul da Bósnia e centro de histórico de Dubrovnik na Croácia).
Esclarecimento de dúvidas sobre o teste.
As Cartas do Património: Internacionalização da tutela do Património Artístico e Cultural
9 Março 2022, 11:00 • Clara Moura Soares
A Carta de Atenas (1931): enquadramento, princípios e objetivos.
O conceito de Anastilosis.
A Carta de Veneza (1964): enquadramento, princípios e objetivos.
Cesare Brandi e o Restauro Crítico
7 Março 2022, 11:00 • Clara Moura Soares
Cesare Brandi e o Restauro Crítico.
Alguns monumentos europeus (Milão, Londres, Varsóvia, Viena, Dresden, Berlim) arrasados durante a 2ª Guerra Mundial, circunstância que determinou a mudança de paradigma no restauro de monumentos (mais tolerante, profunda e com maior sentido crítico), refletindo-se na redação da Carta de Veneza de 1964. Referência à Convenção de Haia (1954) para a proteção dos bens culturais em caso de Conflito Armado.