Apresentação do Programa, objectivos e modo de funcionamento da UC

24 Setembro 2019, 10:00 Catarina Viegas

Apresentação do Programa, objectivos e modo de funcionamento da UC.
Primeira parte do semestre leccionado por C Viegas (desenho de cerâmica) e a partir e Novembro por JPCRibeiro para o desenho de líticos.Avaliação, (ver infra ), segue os princípios gerais do RGA, é feita tendo por base dois testes teórico-práticos com ponderação de 50% da nota final. Os restantes 50% correspondem à avaliação da participação nas aulas, nomeadamente a apresentação do port-folio com os desenhos realizados nas aulas.


Bibliografia, pdf de PPT das aulas e outros recursos online (PDF, link para sites de interesse para a disciplina, etc.), são disponibilizados através da página da disciplina existente na plataforma Moodle (e-Learning da FLUL).

Programa de Introdução ao desenho Arqueológico TP2

Docente : Catarina Viegas e  João Pedro Cunha Ribeiro

Programa

1. Objectivos da disciplina. Aspectos introdutórios (Catarina Viegas).

2. Caracterização do desenho arqueológico no contexto do desenho técnico/ilustração científica .

3. Introdução aos diferentes tipos de desenho arqueológico. Objectivos gerais.

3.1. Desenho de materiais; Desenho de campo; Desenho cartográfico

4. Técnicas de desenho e reconstrução gráfica de fragmentos cerâmicos. A importância da cerâmica na investigação arqueológica.

4.1 Representação de fragmentos cerâmicos a lápis à escala 1:1 (bordos e fundos). Orientação, cálculo do diâmetro, projecção ortogonal e secção. 

4.2. Tipos de decoração e a sua representação gráfica.

4.3. Observação e classificação da cerâmica. Leitura crítica e interpretação de desenho arqueológico publicado.

6.Técnicas de desenho de líticos (João Pedro Ribeiro).

6.1. Orientação e desenvolvimento das vistas e secções de acordo com o cubo de projecção; rotação directa e indirecta. Noção de luz convencional. 

6.2. Interpretação e representação de aspectos dinâmicos e estruturais da pedra lascada

 

Avaliação

A avaliação, que segue os princípios gerais do RGA, é feita tendo por base dois testes teórico-práticos com ponderação de 50% da nota final. Os restantes 50% correspondem à avaliação da participação nas aulas, nomeadamente a apresentação do port-folio com os desenhos realizados nas aulas.

Bibliografia e outros recursos online (PDF, link para sites de interesse para a disciplina, etc.), são disponibilizados através da página da disciplina existente na plataforma Moodle (e-Learning da FLUL).

 

Bibliografia

Adkins, L.esley, Adkins, Roy. Archaeological Illustration, Cambridge: Cambridge University Press. 1989

Arcelin, Patrice, Rigoir, Yves. Normalisation du dessin en ceramologie. Documents d’Archéologie Meridionale, 1. Montpellier.1979

Dauvois, Michel. Précis de dessin dynamique et structural des industries lithiques préhistoriques. Perigueux: P. Fanlac. 1976.

Feugère, Michel, Normalisation du dessin en archéologie: le mobilier non-céramique (métal, verre, os, bois, terre cuite). Lambesc: Dossier d’Archéologie Meridionale, 2. 1982.

Griffiths, Nick, Jenner, Anne, Wilson, Christine. Drawing Archaeological Finds: A Handbook. (Occasional paper of the Institute of Archaeology, University College London). 1990.

Martingell, Hazel, Saville, Alan. The illustration of lithic artefacts: a guide to drawing stone tools for specialist reports. LSS Occasional Paper No. 3. AAI&S Technical Paper No.9. Northampton: Association of Archaeological Illustrators & Suerveyors. 1988.