Sumários
Apresentação do Programa da disciplina, principais objectivos, Bibliografia e avaliação
18 Setembro 2018, 10:00 • Catarina Viegas
Apresentação do Programa da disciplina, principais objectivos e Bibliografia. A avaliação será realizada seguindo os princípios estabelecidos no regulamento Geral de Avaliação. A avaliação final resultará da nota obtida nos dois testes teorico-práticos e da apresentação do portefolio resultante do trabalho realizado em aula. Teste teórico prático presencial - 6/11/2018
Modo de funcionamento das aulas e disponibilização de materiais online na página Moodle criada para o efeito.
Indicação da lista do material a adquirir para desenho de materiais.
O semestre será dividido em dois blocos : Bloco 1 : Desenho de cerâmica até dia 6/11/2018 turma TP2.
Bloco 2 : Desenho de Líticos (Prof. JPC Ribeiro) (de 6/11 a 21/12/2018 - lecciono a turma TP1)
PROGRAMA
1.Nome da unidade curricular
Introdução ao Desenho Arqueológico (TP2)
2.Ciclo de estudos
1.º
3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)
Catarina Ferrer Dias Viegas Taveira (23 TP+15 O)
4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular
João Pedro Ribeiro (22 TP+15 O)
5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se, com esta Unidade curricular que os estudantes :
Compreendam o significado do desenho arqueológico no quadro da ilustração científica e do desenho técnico, no seu contexto histórico; tomem conhecimento dos diferentes tipos de desenho arqueológico (desenho de materiais, desenho de campo, desenho cartográfico e desenho de reconstituição) e dos seus objectivos; contactem com diferentes categorias de materiais arqueológicos e conheçam as normas utilizadas na sua representação gráfica; desenvolvam a capacidade de observar de classificar um conjunto alargado de cerâmicas arqueológicas de períodos diversificados e de materiais líticos e aprendam a representá-los graficamente, à escala 1:1; desenvolvam a capacidade de ler, interpretar eapreciar de forma crítica desenho de materiais arqueológicos publicados.
6.Conteúdos programáticos
1. Objectivos da disciplina, Bibliografia e outros recursos colocados ao dispôr do aluno.
2. Caracterização do desenho arqueológico no contexto do desenho técnico/ilustração científica
3. Introdução aos diferentes tipos de desenho arqueológico. Objectivos gerais.
3.1. Desenho de materiais; Desenho de campo; Desenho cartográfico
4. Técnicas de desenho e reconstrução gráfica de fragmentos cerâmicos
5.Técnicas de desenho de líticos
6. Técnicas de desenho de outros materiais não cerâmicos
7. Leitura crítica e interpretação de desenho arqueológico publicado
7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Os pontos iniciais do programa (1 e 2) fornecem uma panorâmica geral acerca da definição de desenho arqueológico nas suas diferentes vertentes de campo, de materiais e desenho cartográfico assim como dos seus objectivos. Nos pontos seguintes os estudantes contactam com diferentes realidades da cultura material e aprendem a executar a sua representação gráfica.
No ponto 7 os estudantes desenvolvem a leitura crítica e a interpretação de desenho arqueológico publicado.
8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
As aulas estão divididas em dois tipos essenciais : aulas teórico-práticas em que se expõem os temas e se interpreta o desenho arqueológico publicado e aulas práticas em que os estudantes manuseiam, interpretam e representam materiais arqueológicos (cerâmica romana e islâmica e materiais líticos). Aulas teórico práticas fornecem igualmente a contextualização histórica acerca dos materiais que estão a ser desenhados. A avaliação, que segue os princípios gerais do RGA, é feita tendo por base testes teórico-práticos com ponderação de 75% da nota final. Os restantes 25% correspondem à avaliação da participação nas aulas, nomeadamente a apresentação do port-folio com os desenhos realizados nas aulas.
Bibliografia e outros recursos online (PDF, link para sites de interesse para a disciplina, etc.), são disponibilizados através da página da disciplina existente na plataforma no Moodle.
9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
O esquema de aulas teorico-práticas destina-se a abordar os pontos de enquadramento acerca do desenho arqueológico nas suas diferentes vertentes e os seus objectivos assim como à leitura de desenho arqueológico publicado. As aulas de enquadramento acerca dos materiais que estão a ser desenhados são igualmente importantes.
As aulas práticas permitem cumprir os restantes pontos do programa, nomeadamente a realização da interpretação e desenho de materiais arqueológicos (cerâmicas e líticos). O contacto directo com diferentes materiais arqueológicos é fundamental e permite ao estudante uma iniciação à observação, análise e classificação de diferentes tipo de cerâmicas romanas e islâmicas, assim como às suas técnicas de produção. Este aspecto é essencial para a correcta representação gráfica dos materiais a trabalhar.
10.Bibliografia
Bibliografia adicional será indicada no decurso das aulas e disponibilizada na página Moodle criada para o efeito.
ADKINS, L.; ADKINS, R. (1989) - Archaeological Illustration, Cambridge University Press.
ARCELIN, P. (1979) - Normalisation du dessin en ceramologie. D.A.M. Montpellier:
CASTRO, A.S.; SEBASTIAN, L. (2003) - A componente de desenho cerâmico na intervenção arqueológica no Mosteiro de S. João de Tarouca, In Revista Portuguesa de Arqueologia, 6.2. p. 545-560.
DAUVOIS, M. (1976) - Précis de dessin dynamique et structural des industries lithiques préhistoriques. Paris.
FEUGÈRE, M. (1982) - Normalisation du dessin en archéologie: le mobilier non-céramique. Lambesc: D.A.M.
GRIFFITHS, N.; JENNER, A.; WILSON, C. (1990) – Drawing Archaeological Finds.
MARTINGELL, H.; SAVILLE, A. (1988) - The illustration of lithic artefacts: a guide to drawing stone tools for specialist reports. Northampton.
RIGOIR, Y. (1975) - Le dessin technique en céramologie. Lambesc: L.D.S.P.
SOUSA, F. (1999) - Introdução ao Desenho Arqueológico. Almada
11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours
O horário de atendimento será definido no início do ano lectivo.