Sumários

Apresentação do Programa da disciplina, principais objectivos, Bibliografia e avaliação

18 Setembro 2018, 10:00 Catarina Viegas

Apresentação do Programa da disciplina, principais objectivos e Bibliografia. A avaliação será realizada seguindo os princípios estabelecidos no regulamento Geral de Avaliação. A avaliação final resultará da nota obtida nos dois testes teorico-práticos e da apresentação do portefolio resultante do trabalho realizado em aula.  Teste teórico prático presencial - 6/11/2018

Modo de funcionamento das aulas e disponibilização de materiais online na página Moodle criada para o efeito.

Indicação da lista do material a adquirir para desenho de materiais.

O semestre será dividido em dois blocos : Bloco 1 : Desenho de cerâmica até dia 6/11/2018 turma TP2.

Bloco 2 : Desenho de Líticos (Prof. JPC Ribeiro) (de 6/11 a 21/12/2018 - lecciono a turma TP1)


PROGRAMA 

1.Nome da unidade curricular

Introdução ao Desenho Arqueológico (TP2)

2.Ciclo de estudos

1.º

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

Catarina Ferrer Dias Viegas Taveira (23 TP+15 O)

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

João Pedro Ribeiro (22 TP+15 O)

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se, com esta Unidade curricular que os estudantes :

Compreendam o significado do desenho arqueológico no quadro da ilustração científica e do desenho técnico, no seu contexto histórico; tomem conhecimento dos diferentes tipos de desenho arqueológico (desenho de materiais, desenho de campo, desenho cartográfico e desenho de reconstituição) e dos seus objectivos; contactem com diferentes categorias de materiais arqueológicos e conheçam as normas utilizadas na sua representação gráfica; desenvolvam a capacidade de observar de classificar um conjunto alargado de cerâmicas arqueológicas de períodos diversificados e de materiais líticos e aprendam a representá-los graficamente, à escala 1:1; desenvolvam a capacidade de ler, interpretar eapreciar de forma crítica desenho de materiais arqueológicos publicados.

6.Conteúdos programáticos

1. Objectivos da disciplina, Bibliografia e outros recursos colocados ao dispôr do aluno.

2. Caracterização do desenho arqueológico no contexto do desenho técnico/ilustração científica 

3. Introdução aos diferentes tipos de desenho arqueológico. Objectivos gerais.

3.1. Desenho de materiais; Desenho de campo; Desenho cartográfico

4. Técnicas de desenho e reconstrução gráfica de fragmentos cerâmicos

5.Técnicas de desenho de líticos 

6. Técnicas de desenho de outros materiais não cerâmicos

7. Leitura crítica e interpretação de desenho arqueológico publicado

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

Os pontos iniciais do programa (1 e 2)  fornecem uma panorâmica geral acerca da definição de desenho arqueológico nas suas diferentes vertentes de campo, de materiais e desenho cartográfico assim como dos seus objectivos. Nos pontos seguintes os estudantes contactam com diferentes realidades da cultura material e aprendem a executar a sua representação gráfica.

No ponto 7 os estudantes desenvolvem a leitura crítica e a interpretação de desenho arqueológico publicado.

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

As aulas estão divididas em dois tipos essenciais : aulas teórico-práticas em que se expõem os temas e se interpreta o desenho arqueológico publicado e aulas práticas em que os estudantes manuseiam, interpretam e representam materiais arqueológicos (cerâmica romana e islâmica e materiais líticos). Aulas teórico práticas fornecem igualmente a contextualização histórica acerca dos materiais que estão a ser desenhados. A avaliação, que segue os princípios gerais do RGA, é feita tendo por base testes teórico-práticos com ponderação de 75% da nota final. Os restantes 25% correspondem à avaliação da participação nas aulas, nomeadamente a apresentação do port-folio com os desenhos realizados nas aulas.

Bibliografia e outros recursos online (PDF, link para sites de interesse para a disciplina, etc.), são disponibilizados através da página da disciplina existente na plataforma no Moodle.

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

O esquema de aulas teorico-práticas destina-se a abordar os pontos de enquadramento acerca do desenho arqueológico nas suas diferentes vertentes e os seus objectivos assim como à leitura de desenho arqueológico publicado. As aulas de enquadramento acerca dos materiais que estão a ser desenhados são igualmente importantes.

As aulas práticas permitem cumprir os restantes pontos do programa, nomeadamente a realização da interpretação e desenho de materiais arqueológicos (cerâmicas e líticos). O contacto directo com diferentes materiais arqueológicos é fundamental e permite ao estudante uma iniciação à observação, análise e classificação de diferentes tipo de cerâmicas romanas e islâmicas, assim como às suas técnicas de produção. Este aspecto é essencial para a correcta representação gráfica dos materiais a trabalhar. 

10.Bibliografia

Bibliografia adicional será indicada no decurso das aulas e disponibilizada na página Moodle criada para o efeito.

ADKINS, L.; ADKINS, R. (1989) - Archaeological Illustration, Cambridge University Press.

ARCELIN, P. (1979) - Normalisation du dessin en ceramologie. D.A.M. Montpellier:

CASTRO, A.S.; SEBASTIAN, L. (2003) - A componente de desenho cerâmico na intervenção arqueológica no Mosteiro de S. João de Tarouca, In Revista Portuguesa de Arqueologia, 6.2. p. 545-560.

DAUVOIS, M. (1976) - Précis de dessin dynamique et structural des industries lithiques préhistoriques. Paris.

FEUGÈRE, M. (1982) - Normalisation du dessin en archéologie: le mobilier non-céramique. Lambesc: D.A.M.

GRIFFITHS, N.; JENNER, A.; WILSON, C. (1990) – Drawing Archaeological Finds.

MARTINGELL, H.; SAVILLE, A. (1988) - The illustration of lithic artefacts: a guide to drawing stone tools for specialist reports. Northampton.

RIGOIR, Y. (1975) - Le dessin technique en céramologie. Lambesc: L.D.S.P.

SOUSA, F. (1999) - Introdução ao Desenho Arqueológico. Almada

11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours

 O horário de atendimento será definido no início do ano lectivo.