Apresentação do Programa da disciplina, principais objectivos e Bibliografia. Sistema de avaliação.
19 Setembro 2016, 10:00 • Catarina Viegas
Apresentação do Programa da disciplina, principais objectivos e Bibliografia. A avaliação será realizada seguindo os princípios estabelecidos no regulamento Geral de Avaliação. A avaliação final resultará da nota obtida nos dois testes teorico-práticos (80%) e da apresentação do portefolio resultante do trabalho realizado em aula.
Modo de funcionamento das aulas e disponibilização de materiais online na página Moodle criada para o efeito.
Indicação da lista do material a adquirir para desenho de materiais.1.Nome da unidade curricular
Introdução ao Desenho Arqueológico
2.Ciclo de estudos
1.º
3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)
Catarina Ferrer Dias Viegas Taveira (23 TP+15 O)
4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular
João Pedro Ribeiro (22 TP+15 O)
5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se, com esta Unidade curricular que os estudantes :
Compreendam o significado do desenho arqueológico no quadro da ilustração científica e do desenho técnico, no seu contexto histórico; tomem conhecimento dos diferentes tipos de desenho arqueológico (desenho de materiais, desenho de campo, desenho cartográfico e desenho de reconstituição) e dos seus objectivos; contactem com diferentes categorias de materiais arqueológicos e conheçam as normas utilizadas na sua representação gráfica; desenvolvam a capacidade de observar de classificar um conjunto alargado de cerâmicas arqueológicas de períodos diversificados e de materiais líticos e aprendam a representá-los graficamente, à escala 1:1; desenvolvam a capacidade de ler, interpretar e apreciar de forma crítica desenho de materiais arqueológicos publicado.
5.Learning outcomes of the curricular unit
The learning oucomes of this course are: to allow the student to understand the meaning of archaeological illustration in the broader framework of scientific illustration and technical drawing, in its historical context; to allow the students to understand the different categories of archaeological illustration (drawing artifacts, field drawing, cartographic drawing) and their goals; to contact with different categories of archaeological materials and to develop and apply the normalization of their graphic representation; to develop the knowledge to observe and classify a broad group of archaeological pottery from different periods and lithic artifacts and learn about their graphic representation (1:1 scale); to develop the ability to read and interpret, from a critical point of view, archaeological graphics that have been published.
6.Conteúdos programáticos
1. Objectivos da disciplina, Bibliografia e outros recursos colocados ao dispôr do aluno.
2. Caracterização do desenho arqueológico no contexto do desenho técnico/ilustração científica
3. Introdução aos diferentes tipos de desenho arqueológico. Objectivos gerais.
3.1. Desenho de materiais; Desenho de campo; Desenho cartográfico
4. Técnicas de desenho e reconstrução gráfica de fragmentos cerâmicos
5.Técnicas de desenho de líticos
6. Técnicas de desenho de outros materiais não cerâmicos
7. Leitura crítica e interpretação de desenho arqueológico publicado
6.Syllabus
1. Main objectives of the course, Bibliography and other resources available to the student.
2. Characterization of the archeological graphic in the context of the technical and scientific illustration
3. Introduction to the different types of archaeological illustration. Main objectives.
3.1. Drawing artifacts, field drawing, cartographic drawing.
4. Drawing techniques and graphic reconstruction of pottery fragments;
5. Drawing techiques of lithic artifacts.
6. Drawing techiques of other (non ceramic) artifacts.
7. Reading and interpreting, from a critical point of view, archeological graphics that have alrealy been published.
7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Os pontos iniciais do programa (1 e 2) fornecem uma panorâmica geral acerca da definição de desenho arqueológico nas suas diferentes vertentes de campo, de materiais e desenho cartográfico assim como dos seus objectivos. Nos pontos seguintes os estudantes contactam com diferentes realidades da cultura material e aprendem a executar a sua representação gráfica.
No ponto 7 os estudantes desenvolvem a leitura crítica e a interpretação de desenho arqueológico publicado.
7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives
(1000 caracteres, incluindo espaços)
The first sessions (1 and 2) provide a general overview about the concepts and definition of archaeological drawing in their different categories: field drawing, illustration of archaeological finds and archaeological cartography. In the following classes (3 to 6), the students will be exposed to different categories of material culture and will learn about their graphic representation.
In the 7 they will develop the ability to read and interpret, from a critical point of view, archaeological graphics that have alrealy been published.
8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
As aulas estão divididas em dois tipos essenciais : aulas teórico-práticas em que se expõem os temas e se interpreta o desenho arqueológico publicado e aulas práticas em que os estudantes manuseiam, interpretam e representam materiais arqueológicos (cerâmica romana e islâmica e materiais líticos). Aulas teórico práticas fornecem igualmente a contextualização histórica acerca dos materiais que estão a ser desenhados. A avaliação, que segue os princípios gerais do RGA, é feita tendo por base testes teórico-práticos com ponderação de 75% da nota final. Os restantes 25% correspondem à avaliação da participação nas aulas, nomeadamente a apresentação do port-folio com os desenhos realizados nas aulas.
Bibliografia e outros recursos online (PDF, link para sites de interesse para a disciplina, etc.), são disponibilizados através da página da disciplina existente na plataforma no Moodle.
8.Teaching methodologies (including evaluation)
Sessions are organized in 2 different tipologies: seminar tipology to provide a general overview about the concepts and definition of archaeological illustration as well as to read and interpret, from a critical point of view, archaeological illustration that have alrealy been published; and practical sessions where students are exposed to different categories of material culture (Roman and Islamic pottery; lithic artifacts) and will learn about their graphic representation. Seminar classes also provide historical and archaeological context about the materials that are brough to be drawn during the practical classes.
Evaluation follows the RGA and is balanced between writen tests (75%) and the presentation of the port folio with the illustrations done during the semester (25%).
Bibliography and other other online resources (PDF files and links to sites of interest to the subject, etc.), are available through the online platform Moodle.
9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
O esquema de aulas teorico-práticas destina-se a abordar os pontos de enquadramento acerca do desenho arqueológico nas suas diferentes vertentes e os seus objectivos assim como à leitura de desenho arqueológico publicado. As aulas de enquadramento acerca dos materiais que estão a ser desenhados são igualmente importantes.
As aulas práticas permitem cumprir os restantes pontos do programa, nomeadamente a realização da interpretação e desenho de materiais arqueológicos (cerâmicas e líticos). O contacto directo com diferentes materiais arqueológicos é fundamental e permite ao estudante uma iniciação à observação, análise e classificação de diferentes tipo de cerâmicas romanas e islâmicas, assim como às suas técnicas de produção. Este aspecto é essencial para a correcta representação gráfica dos materiais a trabalhar.
9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes
Seminar classes provide the overview about the concepts and definition of archaeological illustration and the reading and interpretation of archaeological illustration. These classes also provide the necessary contextualization about the ceramics that are beeing drawn in the practical classes. The practical sessions allow the handling and drawing of archaeological finds (ceramic and lithic). The direct contact with the materiais is very important since it allows the student to initiate the techniques of observation, analysis and classification of the different categories of Roman and Islamic pottery, as well as their production techniques. All these features are essencial for a correct drawing.
10.Bibliografia
ADKINS, L.; ADKINS, R. (1989) - Archaeological Illustration, Cambridge University Press.
ARCELIN, P. (1979) - Normalisation du dessin en ceramologie. D.A.M. Montpellier:
CASTRO, A.S.; SEBASTIAN, L. (2003) - A componente de desenho cerâmico na intervenção arqueológica no Mosteiro de S. João de Tarouca, In Revista Portuguesa de Arqueologia, 6.2. p. 545-560.
DAUVOIS, M. (1976) - Précis de dessin dynamique et structural des industries lithiques préhistoriques. Paris.
FEUGÈRE, M. (1982) - Normalisation du dessin en archéologie: le mobilier non-céramique. Lambesc: D.A.M.
GRIFFITHS, N.; JENNER, A.; WILSON, C. (1990) – Drawing Archaeological Finds.
MARTINGELL, H.; SAVILLE, A. (1988) - The illustration of lithic artefacts: a guide to drawing stone tools for specialist reports. Northampton.
RIGOIR, Y. (1975) - Le dessin technique en céramologie. Lambesc: L.D.S.P.
SOUSA, F. (1999) - Introdução ao Desenho Arqueológico. Almada.
Bibliografia adicional será indicada no decurso das aulas.
11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours
O horário de atendimento será definido no início do ano lectivo.