TP1 CV . Introdução ao estudo da cerâmica romana e do seu potencial informativo

14 Outubro 2020, 12:30 Catarina Viegas

TP1 CV . Introdução ao estudo da cerâmica romana . As diferentes categorias da cerâmica romana e o seu potencial informativo. A produção cerâmica no contexto das actividades artesanais em época romana. A cadeia operatória da produção cerâmica : obtenção de argila, os tanques de decantalção, trabalho na roda de oleiro, a secagem e a cozedura nos fornos (exemplos). Cerâmica e investigação arqueológica: as cerâmicas finas de mesa importadas (campaniense, terra sigillata, paredes finas) e a sua função enquanto elementos datantes e enquanto indicadores do comércio o economia antigas. O potencial informativo do estudo da cerâmica comum. A produção local / regional e as importações: aspectos gerais. A forma e fabrico dos recipientes. Função dos distintos recipientes cerâmicos: confecção de alimentos, preparação de alimentos a frio, cerâmica de mesa, armazenamento e transporte. Estudo dos aspectos do queotidiano e dos hábitos alimentares. Enquandramento relativo aos conjuntos de materiais desenhados no contexto das aulas: cerâmicas comuns de âmbito local /regional e cerâmica de cozinha africana proveniente do sítio romano de Loulé Velho.
A relevância do estudo dos conjuntos anfóricos enquanto indicadores da economia antiga e da interdependência das diferentes províncias do Império romano. Origens das ânforas e os produtos alimentares transportados.

______
TP2 CG

A diferença entre a abordagem tipológica e tecnológica e as consequências no modo de representação do material lítico. 

Os esquemas diacríticos e a representação esquemática de modos de produção lítica. 

As principais etapas do desenho de materiais líticos e algumas técnicas auxiliares (utilização de fotografia/ digitalização com scanner ou fotocopiadora).