1.Nome da unidade curricular
Integração Europeia: Teorias e Instituições
2.Ciclo de estudos
1º
3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)
Teresa Maria e Sousa Nunes; TP 45+30 OP
4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular
5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Identificar as origens históricas do projecto europeu;
Caracterizar o processo de formação das instituições europeias no pós II Guerra Mundial;
Analisar a evolução das instituições europeias a partir da década de 50 do séc. XX;
Conhecer as instituições europeias;
Avaliar as reflexões e teorias sobre o processo de integração europeia;
5.Learning outcomes of the curricular unit
To identify the historic origins of the European Process;
To characterize the formation of European Institutions after the Second World War;
To analyze the evolution of European Institutions after 1950s;
To know the European Institutions;
To assess reflections and theories on the European Integration;
6.Conteúdos programáticos
I A ideia de Europa: os projectos históricos de construção europeia e respectiva contextualização;
II A Europa, o Pós II Guerra Mundial e a Guerra Fria: o início do projecto europeu;
III Perspectiva evolutiva sobre as instituições europeias desde a década de 50. A relação entre as Instituições Europeias e os Estados-Membros;
IV Caracterização das instituições europeias: estrutura orgânica, objectivos e impacto;
V Caracterrização das teorias de integração europeia: regionalismo, neofuncionalismo, intergovernamentalismo e federalismo.
6.Syllabus
I The Idea of Europe: the historic projection of European construction and its contexts.
II Europe, the Post Second World War and Cold War: the beginning of the European project
III The European Institutions and its evolution during the second half of 20th century. The relation between the European Institutions and Member Stares;
IV Characterization of European Institutions: organic structure, aims, and impact;
V European Integration Theories: characterization of Regionalism, Neofunctionalism, Intergovernmentalism and Federalism;
7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos foram concebidos para corresponder às necessidades de aprendizagem dos estudantes no domínio da evolução política das instituições europeias, nos sécs. XX e XXI tendo em conta as tendências estruturantes, as novas realidades e a complexidade do processo histórico.
7. Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives
The syllabus was conceived to fulfil the needs of the students regarding the European institutions evolution during the 20th and 21st centuries, considering the structural trends, the new realities and the complexity of the historical process.
8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
As metodologias de ensino adoptadas combinam a exposição teórica para dar aos estudantes as linhas principais das matérias tratadas, a análise de fontes históricas e o debate promovido sobre as leituras dos estudantes (orientadas pelo professor).
Realização de uma prova de avaliação e de um trabalho de investigação; apresentação oral das conclusões.
8.Teaching methodologies (including evaluation)
The teaching methodologies adopted are a mixed combination between the teacher’s lecture, for providing students with the guidelines on the issues been treated, the analysis of historic sources and the debate promoted on the student’s readings (oriented by the teacher).
The assessment is based in three key moments: an assessment and an investigation project which the students should submit in paper and in class.
9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino adoptadas pretendem corresponder aos objectivos de aprendizagem selecionados. Considera-se crucial o cruzamento entre a exposição teórica de conhecimentos e o trabalho desenvolvido pelos estudantes, nas leituras recomendadas, nos debates nas aulas, ou ainda na aquisição de experiência no contacto e trabalho de análise crítica das fontes históricas.
9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes
The teaching methodologies adopted aim to satisfy the learning outcomes selected. It’s consider crucial the encounter between the theoretical exposition in class and the students’ work on selected readings, on debates promoted in class or on the experience in handling critical analysis of historical sources.
10.Bibliografia
Beach, Derek, The Dynamics of European Integration: Why and When EU institutions matter;
Coman, Ramona, Kostera, Thomas & Tomini, Luca, Europeanization and European Integration. From Incremental to Structural Change, Palgrave/Macmillan, 2014;
Gilbert, Mark, European Integration. A Political History, London, Rowman & Littlefield, 2021;
Kershaw, Ian, To Hell and Back. Europe 1914-1949, Penguin Books, 2015 ;
Lescot, Christophe, Organisations Européennes, Union Européene, Conseil del’Europe et autres organismes, 20eme ed. Bruxelles, Bruylant, 2018;
Lowe, Keith, L’Europe Barbare. 1945-1950, Perrin, 2013;
Nelsen, Brent F. & Stubb, Alexander, The European Union: Readings on the Theory and Practice of European Integration;
Rosamond, Ben, Theories of European Integration, 2000;
Saurugger, Sabine, Théories et Concepts de l’intégration européenne, Paris, Presses de la Fondation Nationale des Sciences Politiques, 2009.