O Orientalismo

19 Maio 2016, 12:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Devido à ausência da professora (que, entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, se encontrará na Universidade Mohammed V de Rabat – Missão de Ensino na Licenciatura de Estudos Portugueses, ao abrigo do Protocolo UL – UM5 – CICL), a aula do dia 02 de fevereiro não foi lecionada. Foi marcada (e lecionada) a aula de reposição no dia 19 de maio (das 12:00h às 14:00h).

 

Leitura e análise de um excerto da obra Orientalismo de Edward Said.

O Orientalismo: uma construção cultural antiquada, mas não completamente obsoleta. A presença de certos ecos e vestígios do Orientalismo na contemporaneidade.

O silenciamento das vozes dos ‘orientais’ no processo de construção do Orientalismo: o poder de Ocidente nas relações históricas e culturais Oriente-Ocidente.

A alteridade.

Os elementos constitutivos do Orientalismo: a tradição académica do Orientalismo, o estilo de pensamento baseado numa diferença ontológica e epistemológica estabelecida entre o ‘Oriente’ e o ‘Ocidente’, as propostas artísticas orientalistas (os escritos de Chateaubriand, Nerval, Flaubert ou a pintura de Delacroix), o discurso político, militar, sociológico, ideológico e científico. A confusão entre os discursos objetivos e a invenção artística na constituição do Orientalismo.

 

Bibliografia:

SAID, Edward W. (2004): Orientalismo (Lisboa: Cotovia).