Sumários

Text analysis

8 Março 2016, 10:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Analysis and interpretation of Emily Brontë's poem "Tell me, tell me, smiling child...".

Apostrophe - definition and examples.

Scanning some of the lines of Brontë's poem - the importance of prosody for meaning or how meter and rhythm may be meaningful.

Reading and commenting Emily Dickinson's poem "As if the Sea should part...". Exploring similarities and differences between Dickinson’s and Brontë’s poems.


Análise do conto de Jorge Luis Borges "Pierre Menard, autor do Quixote" (conto incluído na antologia)

7 Março 2016, 16:00 Serafina Martins

1 - O género "conto" e o género a que este conto aparenta pertencer.

 

2 - Processos de credibilização: a mistura de factos verdadeiros com factos ficcionais.

 

Nota - Foi explicado aos alunos que com o estudo deste conto se pretendia ilustrar pontos da matéria teórica dada nas aulas anteriores.


Análise do conto de Jorge Luis Borges "Pierre Menard, autor do Quixote" (conto incluído na antologia)

7 Março 2016, 14:00 Serafina Martins

1 - O género "conto" e o género a que este conto aparenta pertencer.

 

2 - Processos de credibilização: a mistura de factos verdadeiros com factos ficcionais.

 

Nota - Foi explicado aos alunos que com o estudo deste conto se pretendia ilustrar pontos da matéria teórica dada nas aulas anteriores.


O carácter institucional da literatura

3 Março 2016, 16:00 Serafina Martins

Síntese comentada do texto de Carlos Reis "A literatura como instituição" (texto incluído na antologia).


O carácter institucional da literatura

3 Março 2016, 14:00 Serafina Martins

Síntese comentada do texto de Carlos Reis "A literatura como instituição" (texto incluído na antologia).