Tartesso: o conteúdo histórico e arqueológico de Tartesso
21 Outubro 2019, 10:00 • Ana Margarida Costa Arruda dos Santos Gonçalves
Na historiografia clássica, Tartesso esteve sempre entre o mito e a realidade. Mas continua ainda hoje a constituir um dos mais interessantes e debatidos temas da Proto-História peninsular. Sendo aspecto incontornável em qualquer programa de Arqueologia ou de História Antiga, incide-se aqui sobre ele, com detalhe.
Mas Tartesso é também uma construção da historiografia do romantismo alemão do século XIX e a abundante bibliografia produzida sobre a localização de Tartesso é abordada criticamente, desde Schulten até à actualidade.
Se é verdade que se pode dizer que Tartesso faz parte da História, também é certo que integra o mito. E o mito de Tartesso foi criado pelos autores gregos, com a participação activa de personagens oriundos da sua mitologia. A localização no Ocidente, e associado a Tartesso, do décimo trabalho de Hércules permite a apresentação da dinastia mítica que engloba Criasor, Gérion, Gargoris e Habis.
A variedade de interpretações sobre o conceito de Tartesso é grande, havendo quem defenda que se trata de uma entidade étnica, com os seus respectivos marcadores, enquanto outros negam mesmo a existência de uma unidade cultural englobada sob tal designação. As próprias balizas cronológicas de Tartesso não estão devidamente esclarecidas, não havendo consenso sobre se Tartesso existiu antes das colonizações fenícia e grega do Ocidente. A propósito da geografia tartéssica também não existe unanimidade: o Sudoeste da Península (Huelva, Cádiz, Sevilha); o Sudoeste, mais o Sudeste, o vale do Guadiana, o vale do Guadalquivir e mesmo a Estremadura portuguesa.
A associação do conceito a uma determinada cultura material, e a arquitecturas específicas, não é também tarefa fácil, atendendo, justamente, às indefinições atrás explicitadas.
De qualquer modo, são referidos os sítios e os materiais que tradicionalmente se associaram a Tartesso. Carambolo e as suas cerâmicas, Huelva e a necrópole de La Joya, e Carmona são mostrados e comentados.