Fenícios no Sudeste, no Nordeste e em Ibiza

11 Outubro 2018, 10:00 Ana Margarida Costa Arruda dos Santos Gonçalves

Em 1996, a descoberta de níveis arqueológicos da Idade do Ferro em La Fonteta (Guardamar del Segura) permitiu verificar que os fenícios procederam à instalação de colónias, também no Sudeste. Em La Fonteta, destaca-se também a extensa muralha, bem como as áreas metalúrgicas que forneceram um dos mais completos conjuntos metálicos do mundo fenício ocidental.  Os espólios e a arquitectura doméstica; as actividades produtivas: a metalurgia. 


São muito escassos os dados que se referem à presença fenícia em áreas localizadas a Norte de Alicante. Os que existem documentam uma realidade que não é compatível com a instalação permanente, e as relações que se estabeleceram com as populções indígenas parece acontecerem, num primeiro momento, em alguns enclaves, localizados no estuário do Ebro, como é o caso de Aldovesta ou de Sant Jaume-Mas da Serra. Só a partir dos séculos VII-VI as importações se estendem geograficamente, ainda que nunca atinjam proporções significativas. O comércio fenício com o Nordeste da Península Ibérica parece ter sido pontual e esporádico. olo

Ibiza e a colonização das Baleares. A necrópole de Puig des Molins: arqueitectura, rituais efunerários e espólios funerários. vestígios de ocupação na cidade de Ibiza; Sa Caleta um sítio paradigmático da colonização das ilhas.