Sumários
Os dados materiais da colonização
10 Fevereiro 2022, 15:30 • Ana Margarida Costa Arruda dos Santos Gonçalves
As novidades tecnológicas. a adopção de uma arquitectura hipodâmica e uso de novas técnicas construtivas. A vulgarização do uso da roda de oleiro, as técnicas da pasta vítrea e da redução do ferro e a utilização do moinho giratório. Mudanças significativas na dieta alimentar, justamente com a introdução de novas espécies faunísticas, como os galináceos e o burro. A divulgação do consumo do vinho, cuja produção pode ser relacionada com a presença de vitis domesticada.
Origem e causas da expansão para Ocidente
7 Fevereiro 2022, 15:30 • Ana Margarida Costa Arruda dos Santos Gonçalves
A chegada de populações fenícias ao Ocidente do Mediterrâneo no âmbito de um processo com origem no corredor siro-palestiniano. Os modelos da «diáspora comercial» e da «colonização agrícola», de Aubet e Alvar e Wagner.
Os modelos coloniais colonização e contacto cultural - indígenas e colonizadores, o pós-colonialismo
3 Fevereiro 2022, 15:30 • Ana Margarida Costa Arruda dos Santos Gonçalves
Colonização e contacto cultural - indígenas e colonizadores, o pós-colonialismo. As perspectivas neo-evolucionistas e funcionalistas da arqueologia anglo-saxónica dos anos 60. O despertar, a partir dos anos 70 do século passado, do interesse pela interacção entre sociedades, sendo particularmente visível nos processualistas europeus. Os modelos de «peer polity interaction» de Renfrew e de «sistema mundo» de Wallerstein e os de Centro-periferia. Processualistas e estruturalistas marxistas ou neo-marxistas. A pós-modernidade.
A fundação de Gadir
31 Janeiro 2022, 15:30 • Ana Margarida Costa Arruda dos Santos Gonçalves
A fundação de Gadir e a questão cronológica da colonização fenícia. Veleio de Patérculo e a datação da fundação de Cádis. O confronto entre os dados da cronologia referida nas fontes clássicas e os que os materiais recolhidos em Cádis proporcionam.
A pré-colonização
27 Janeiro 2022, 15:30 • Ana Margarida Costa Arruda dos Santos Gonçalves
A pré-colonização: conceito e aplicação na Península Ibérica. Entre os autores clássicos e os dados arqueológicos. A fundação de Gadir. O modelo de Tarradel e as críticas que mereceu. A existência, nos momentos finais do 2º milénio a.n.e., de estreitos contactos entre o Atlântico e o Mediterrâneo, contactos que se materializaram num já vasto conjunto de espólios encontrados nos territórios banhados pelos dois mares (e muitas vezes em áreas interiores), valorizando-se igualmente, neste processo, o papel jogado quer pelas comunidades atlânticas, responsáveis pelo chamado «mercado atlântico», quer pelas mediterrâneas, e ainda pelos indígenas da Península Ibérica.