Sumários
Apresentação do programa e da bibliografia
25 Setembro 2015, 16:00 • Ana Margarida Costa Arruda dos Santos Gonçalves
Apresentação detalhada do programa e da bibliografia.
O conteúdo programático de cada um dos pontos.
1. Introdução
1.1. O funcionamento da disciplina, apresentação do programa e da bibliografia, regras da avaliação.
1.2. Temática geral da disciplina.
1.3. As fontes: autores antigos; arqueologia; epigrafia; numismática.
1.4. O âmbito cronológico.
2. A colonização fenícia do Extremo Ocidente.
2.1. A pré-colonização: conceito e aplicação para a Península Ibérica.
2.2. Origem e causas da expansão para Ocidente.
2.3.Os modelos coloniais: colonização e contacto cultural - indígenas e colonizadores.
2.4. A fundação de Gadir e a questão cronológica da colonização fenícia.
2.5. Os dados materiais da colonização.
2.6. Colónias do litoral malaguenho: habitats, necrópoles, arquitecturas, rituais funerários e materiais.
2.7. Fenícios no Sudeste.
2.8. Fenícios no Nordeste.
2.9. A colonização fenícia do Extremo Ocidente e a Idade do Ferro orientalizante do território actualmente português.
3. Os gregos e a Península Ibérica
3.1. A colonização mítica.
3.2. A época arcaica.
3.3. O domínio massaliota.
3.4. Comércio e distribuição de produtos gregos no Ocidente.
4 Tartesso
4.1. Problemática geral sobre o conteúdo histórico e arqueológico de Tartesso.
4.2. As fontes clássicas e bíblicas.
4.3. A arqueologia tartéssica: os sítios (povoados, necrópoles e santuários) e os materiais.
5. O Ocidente pré-romano
5.1. As etnicidades pré-romanas e os problemas das abordagens ao tema.
5.2 Área «ibérica»: a Andaluzia (do tartéssico ao Turdetano), o Sudeste, o Levante e o País Valenciano.
5.2.1. A «cultura» ibérica: arquitectura e urbanismo, santuários e necrópoles, materiais.
5.3. A Idade do Ferro na Meseta (celtíberos, vacueus, vetões).
5.4. A cultura castreja do Noroeste peninsular: geografía, cronología e periodização.
5.5. A questão lusitana e a Idade do Ferro no interior beirão.
5.6. A ocupação pré romana do Centro e Sul de Portugal: etnicidades, sítios e materiais.
6. O Ocidente e os cartagineses
Apresentação
22 Setembro 2015, 16:00 • Ana Margarida Costa Arruda dos Santos Gonçalves
Apresentação do docente e dos estudantes. Modalidades de contacto entre docente e discentes.
Método de avaliação (dois teste, podendo o 1º ser substituído por um trabalho).
Calendarização dos testes.
O modelo das aulas: exposição e discussão de textos previamente distribuídos
O âmbito cronológico e geográfico da disciplina.