Sumários
A diversidade da Ásia
24 Setembro 2019, 16:00 • Francisco Roque de Oliveira
A diversidade da Ásia: regiões e domínios geográficos. Definição de conceitos
Lançamento das primeiras apresentações (textos 1 e 2 do caderno de textos)
Bibliografia:
AZCÁRATE LUXÁN, Blanca et al. (2007). Geografía de los Grandes Espacios Mundiales. 2ª ed. Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia, vol. 1, pp. 37-52.
BLIJ, H. J.; MULLER, Peter O. (2005). Concepts and Regions in Geography, 2nd Ed. New York: John Wiley & Sons, pp. 1-23.
WEGHTMAN, Barbara A. (2011). Dragons and Tigers: a geography of South, East, and Southeast Asia. 3nd Ed. Nova York: John Wiley & Sons, Inc, pp. 1-7.
A Diversidade da Ásia. Apresentação de propostas de temas para os trabalhos de investigação.
20 Setembro 2019, 16:00 • Francisco Roque de Oliveira
A diversidade da Ásia: regiões e domínios geográficos. Definição de conceitos
Propostas de delimitação espacial da Ásia: exercício prático de grupo.
Constituição de grupos e discussão de propostas de temas para elaboração dos trabalhos (pósteres).
Apresentação. Programa e Regime de Avaliação
17 Setembro 2019, 16:00 • Francisco Roque de Oliveira
PROGRAMA
1. A DIVERSIDADE DA ÁSIA
2. OS PRINCIPAIS ESPAÇOS ASIÁTICOS
3. DINÂMICAS DA ÁSIA CONTEMPORÂNEA
4. POTÊNCIAS REGIONAIS E MUNDIAIS
5. ESPAÇOS PERIFÉRICOS
6. OS REAGRUPAMENTOS REGIONAIS NA ÁSIA
Regime de avaliação
Regime Normal de Avaliação:
(1) 1º teste escrito individual, a realizar durante o semestre: peso de 30% na nota final.
(2) 2º teste escrito individual, a realizar durante o semestre: peso de 30% na nota final.
(3) Um póster científico, elaborado em grupo (tema a indicar pelo docente): peso de 25% na nota final
(4) Breves apresentações de temas ou elaboração de fichas nas aulas (temas e estrutura a indicar pelo docente): peso de 15% na nota final.
Regime Especial de Avaliação
(1) Um teste escrito individual, coincidente com o 2º teste do Regime Normal de Avaliação: peso de 65% na nota final
(2) Um póster científico, elaborado individualmente (tema a indicar pelo docente): peso de 35% na nota final.