Sumários

Apresentação. Programa, bibliografia e regime de avaliação

14 Setembro 2023, 14:00 Francisco Roque de Oliveira


Conteúdos programáticos:

  1. A definição e os critérios de identificação da Ásia enquanto domínio geográfico
  2. Os meios naturais e os processos humanos e económicos dos principais espaços asiáticos
  3. Principais questões demográficas: transições demográficas, êxodo rural e fluxos migratórios
  4. A afirmação económica da Ásia no mundo e reagrupamentos regionais
  5. Potências regionais e mundiais: Japão, China, Índia.
  6. As metrópoles asiáticas mundiais
  7. Margens e espaços marítimos asiáticos

 

Objetivos da unidade curricular e competências a adquirir

Objetivos:

  1. Introduzir os grandes traços da identidade da Ásia através de uma leitura integrada de factores geográficos e socioculturais que definem o conjunto dos países asiáticos
  2. Conhecimento dos principais aspectos da afirmação económica e política da Ásia contemporânea no contexto de emergência de um sistema internacional policêntrico

 

Competências:

1.     Familiarização com os métodos, teorias e categorias-chave da Geografia que contribuem para a construção do objecto de estudo

2.     Desenvolvimento de competências de trabalho autónomo e de grupo

3.     Desenvolvimento da capacidade de síntese e de exposição oral e escrita dos resultados

Bibliografia principal:

Azcárate Luxán, B.; Azcárate Luxán, M. V.; Sánchez Sánchez, J. (2016). Grandes regiones de la Tierra. Naturaleza y sociedades. Madrid: UNED.

GIPOULOUX, F. (2011). The Asian Mediterranean: port cities and trading networks in China, Japan and south China, 13th-21st century. Cheltenham: Edward Elgar.

NIJMAN, J.; SHIN, M.; MULLER, P. O. (2020). Geography: Regions, Realms and Concepts. 18th edition. New York: John Wiley. 

Scoccimarro, R. (2018). Atlas du Japon : l'ère de la croissance fragile. Paris: Autrement

 

WEIGHTMAN, Barbara A. (2011). Dragons and Tigers: a geography of South, East, and Southeast Asia. 3nd Ed. New York: John Wiley & Sons, Inc.

WHITE, G.; DYMOND, J.; CHACKO, E.; BRADSHAW, M. (2014). Essentials of World Regional Geography. 3rd edition: New York. McGraw-Hill

 

ELEMENTOS DE ESTUDO COMPLEMENTARES: Textos de Apoio e conteúdos disponibilizados na plataforma Moodle.

 

ELEMENTOS DE ESTUDO COMPLEMENTARES: Textos de Apoio e outros conteúdos disponibilizados na plataforma Moodle.

 

Regime de avaliação

 

 

1.       Regime Normal de Avaliação

- Um teste escrito individual (40%; mínimo 7,5 valores). Não é possível ser aprovado na UC se a classificação do teste for inferior a 7,5 valores.

- Um trabalho de investigação de grupo, com apresentação (30%)

- Fichas de avaliação ou apresentações em grupo sobre temas lançados nas aulas ao longo semestre (25%)

- Assiduidade e participação (5%)

Nota: os alunos do Programa Erasmus são abrangidos pelo regime normal de avaliação

 

2.       Regime Especial de Avaliação

- Um teste escrito individual (65%; mínimo 7,5 valores)

- Um trabalho de investigação individual (componente escrita e apresentação oral) (35%)

Abertura do ano lectivo - Início das aulas

12 Setembro 2023, 14:00 Francisco Roque de Oliveira


De acordo com o calendário lectivo do IGOT, e atendendo às actividades de Abertura do Ano Académico, início das aulas da unidade curricular decorrerá a 14 de Setembro (estudantes IGOT e FLUL).