Sumários

Introdução à utilização da Biblioteca da Faculdade

7 Outubro 2015, 16:00 Carlos Almeida


Apresentação dos recursos disponíveis na Biblioteca da Faculdade
Sessão prática de introdução aos recursos disponíveis na Biblioteca da Faculdade, com a participação da dra. Isabel Rebolho, dos serviços de formação da Biblioteca.


.


Conceitos e preconceitos - etnia, tribo e raça.

5 Outubro 2015, 16:00 Carlos Almeida


Debate em torno dos conceitos de etnia, tribo, raça, a partir dos textos de Elikia M'Bokolo e Jean-Loup Amselle, Pelos Meandros da Etnia. Etnias, Estado e Tribalismo (Prefácio, Introdução, Etnias e espaços: para uma antropologia topológica) . Ideias e representações em torno de África e das sociedades africanas.



Continuação da aula anterior.

30 Setembro 2015, 16:00 Carlos Almeida

Continuação da aula anterior.
A importância das fontes orais para a história de África. Tipologias de fontes orais.
A cultura Nok, o contributo da arqueologia colonial e os mitos de fundação. A importância da metalurgia do ferro e a crítica do difusionismo.

Apresentação para debate na próxima aula dos textos de Elikia M'Bokolo e Jean-Loup Amselle, Pelos Meandros da Etnia. Etnias, Estado e Tribalismo (Prefácio, Introdução, Etnias e espaços: para uma antropologia topológica).



África, continente sem história? Fontes e métodos para a história de África

28 Setembro 2015, 16:00 Carlos Almeida

Continuação do debate sobre a conferência da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie apresentada na aula passada.

A formação da disciplina História e as condicionantes da formação do discurso historiográfico sobre as sociedades africanas: Hegel e o continente sem história, o evolucionismo social e o difusionismo. A etnologia e a antropologia como ciências das sociedades sem história, funcionalismo e estruturalismo. O mito hamítico. Os movimentos nacionalistas e o esboço de uma história de África reactiva face aos mitos eurocêntricos. Gradual afirmação, como campo de conhecimentos autónomo, de uma historiografia sobre África construída a partir do desenvolvimento próprio das sociedades africanas e aberta ao mundo.
Fontes e métodos da história de África
O problema das fontes para a história de África. As fontes documentais, os autores clássicos - Heródoto, Plínio, Estrabão - fontes árabes - Ibn Battuta, al-Wuzza, Ibn Khaldun - produção textual europeia - Manuel Álvares, Pigafetta, Cavazzi, Dapper, Pedro Paez. Os contributos da arqueologia, da linguística, e da etnologia. A abordagem interdisciplinar como recurso essencial da produção historiográfica sobre as sociedades africanas.


Imagens de África

23 Setembro 2015, 16:00 Carlos Almeida

Continuação da apresentação dos eixos programáticos da cadeira, e apresentação da bibliografia.
Agendamento dos momentos de avaliação.
Apresentação em aula e debate sobre a conferência da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, "The danger of the single story".