Apresentação do docente e da disciplina. Considerações sobre o funcionamento das aulas e avaliação
17 Setembro 2019, 10:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Apresentação do docente. Objectivos da disciplina.
2. Considerações sobre o funcionamento das aulas e avaliação na disciplina.
A metodologia de ensino privilegia a discussão de textos previamente colocados na plataforma moodle (E-learning) e pressupõe uma grande participação dos estudantes na análise dos autores em discussão. Os método de avaliação baseia-se em três componentes e respectivas ponderações:
a) a elaboração de um trabalho final de iniciação à interpretação de fontes para a História de África, em grupo ou individual, apresentado por escrito e oralmente (40%); data de entrega: 28 de Novembro (para o e-mail do docente e em papel)
b) a realização de um teste escrito presencial (40%); data da realização do teste: 12 de Dezembro.
c) a participação nas aulas incluindo: apresentações orais individuais ou em grupo (no mínimo de uma) e respectivas sínteses escritas (no mínimo de uma) de cerca de 3 páginas (entregues na aula posterior à discussão ou na semana posterior); comentário individual (no mínimo de um) à apresentação dos colegas; participação na discussão dos textos e das matérias; a assiduidade às aulas é indispensável e, quando inferior a 75%, entra na ponderação da nota da participação (excepto para os trabalhadores-estudantes e outros alunos com estatutos especiais) (20%).