Os tempos da História dos mundos africanos. As fontes escritas para a História de África

7 Novembro 2019, 10:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Conclusão do comentário a "Legacies of the Past — Themes in African History" de John Akare Aden e John H. Hanson. Temas centrais na História de África (conclusão):  o poder colonial e o alcance da sua herança na África Pós-colonial.

2. Os tempos dos mundos africanos. "Pré-colonial" / "Colonial" / "Pós-colonial": períodos da História de África? Crítica a uma visão eurocêntrica e desequilibrada dos tempos históricos africanos.  A dificuldade de construir uma periodização válida à escala de todo o continente; a identificação de choques traumáticos ou viragens que ou não ocorrem em toda a África ou que ocorrem em diferentes espaços do continente em tempos muito diferentes (ponto de partida:  texto de Catherine Coquery-Vidrovitch).

3. As fontes escritas para a História de África. Ausência de escrita alfabética como registo de memória. As fontes disponíveis para a construção da História de África: a cobertura insuficiente da sub-região subsariana por fontes escritas. A importância das fontes árabes ou usando a escrita árabe como suporte fonético para os textos em língua africanas — — um primeiro exemplo de apropriação da escritas exógenas pelos Africanos — mas o seu alcance limitado sobretudo aos espaços de islamização do Sahel e costa oriental. As fontes escritas europeias, fundamentais para o estudo dos espaços africanos litorais ou conectados com a presença europeia, a partir do século XV. A perspectiva enviesada ("baised") das fontes face às sociedades observadas  em que se projectam as categorias e juízos de valor europeus; identificação dos informantes dos autores europeus, muitas vezes africanos; alcance geográfico limitado; 

Início do comentário ao capítulo de John Thornton, "European Documents and African History".