Turma A — Lugares comuns e estereótipos relacionados com o continente africano (conclusão). Simplificações e silêncios sobre a História de África e a sua desmontagem crítica.

8 Outubro 2020, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Imagens simplificadoras e generalizações abusivas e deformantes da realidade do presente e do passado do continente africano (conclusão): 

2) negativas — pobreza, fome, atraso, guerra, sofrimento: uma visão (tendecialmente) afro-pessimista. 

A importância do relativismo face à pobreza explicativa das visões dicotómicas baseadas numa visão evolucionista da humanidade e do continente, à luz de critérios exclusivamente baseados no sistema de referências dominante no Ocidente/Norte global. 

2. Simplificações, lacunas e silêncios sobre a historicidade do continente africano. Dilucidar conceitos, matizar perspectivas adquiridas, partindo da discussão das respostas dos alunos (conclusão) 
O desconhecimento da História de África na formação obtida no ensino secundário e os lugares-comuns que deformam a realidade histórica, ora comprimindo o tempo da História de África, ora hipervalorizando determinados processos:

- Da origem do Homem passa-se para a trilogia Descobrimentos/Escravatura/Colonialismo, por vezes confundidos como supostamente equivalentes ao mesmo período, ou seja,  a visão corrente centra-se na presença europeia/portuguesa e nos contactos, tardios, com os europeus (ignorando as múltiplas relações, na longa duração, do continente africano com outros continentes e com consequências para a história global) 

-  Hipervalorização do colonialismo de origem europeia de duração muito curta (fora excepções apenas cerca de um século e meio) na muito longa história do continente africano.

 

Ver a apresentação em powerpoint "África. história de África" e o capítulo introdutório de Benjamin Ofori-Amoah, "This is Africa".