Turno A — Reconhecer a sequência e a importância relativa dos tempos africanos. A importância da arqueologia e da arqueologia histórica na História de África e de Angola em particular

19 Novembro 2020, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

NOTA: as presenças indicadas totalizam os alunos dos turnos A e B.  

 
1. Reconhecer a sequência e a importância relativa dos tempos africanos. Os diferentes tempos, espaços e contextos da escravatura, dos tráficos africanos e atlântico (e índico) de escravos e do domínio colonial. Discussão do impacto relativo do tempo colonial na longa duração africana. Comentários a propósito do argumento central do texto de Hanson e Aden. 

2. A importância da arqueologia e da arqueologia histórica na História de África e de Angola em particular

A importância da arqueologia e da arqueologia histórica na reconstituição da História de África e de Angola em particular. Análise do texto de Pierre de Maret, "Historiadores, arqueólogos, linguistas todos da família? Um apelo para uma Arqueologia histórica de Angola": as diferentes correntes da Arqueologia (abordagem genérica); objectividade e subjectividade em Arqueologia; as dificuldades e os desafios que a Arqueologia de África enfrenta; a complementaridade entre a Arqueologia e a "História clássica" (no sentido de se basear em fontes escritas); os contributo complementares da Linguística comparativa e da Etnografia e os riscos de anacronismo; a definição de Arqueologia histórica e a importância de a praticar.