Turno A — Discursos contrastantes sobre as mesmas sociedades. O olhar implicado sobre sociedades pastoris: os Kuvale do sul da actual Angola, da História ao passado recente

29 Outubro 2020, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Discursos contrastantes sobre as mesmas sociedades. 
1. O olhar implicado sobre sociedades pastoris: os Kuvale do sul da actual Angola, da História ao passado recente

Apreensão de uma singularidade Kuvale (povos Herero do Sul de Angola) — feita de várias singularidades — a partir do trabalho de Ruy Duarte de Carvalho Aviso à Navegação, Olhar sucinto e preliminar sobre os pastores Kuvale da província do Namibe com um relance sobre as outras sociedades agro-pastoris do Sudoeste de Angola. 

. A singularidade geográfico-ecológica (resultante da adequação do seu saber aos condicionamentos naturais) e a, consequente, singularidade económica dos Kuvale. A singularidade histórica marcada por "guerras" em que os Kuvale estiveram envolvidos com destaque para os conflitos com outros povos pastores e para a dominação colonial que procurou desestruturar o seu modo de vida pastoril, depois recuperada, na própria era colonial com o recurso, provisório, à actividade agrícola e consolidada depois da independência usufruindo do fim dos impostos e das restrições ao território dos Kuvale. Singularidade como escolha, sujeita às circuntâncias históricas.


2. Início da desconstrução crítica do discurso de uma notícia/entrevista publicada no Jornal  Público de  08/09/ 2018 intitulada “Elas querem pôr as tribos de Angola na Moda".


NOTA: o total de presenças soma os números dos turnos A e B