Sumários
A formação da História de África como campo de conhecimentos: conceitos e preconceitos
3 Outubro 2016, 16:00 • Carlos Almeida
Análise e discussão do texto de J. D. Fage, "A evolução da historiografia de África", in UNESCO, J. Ki-Zerbo (ed.), História Geral de África I, Metodologia e pré‑história da África, UNESCO, 2010 (1981), pp. 1-22).
Dos clássicos gregos e geógrafos árabes ao mito hegeliano de África como continente sem história. Os obstáculos de um discurso historiográfico dominado pelo positivismo. O primado do pensamento evolucionista e as diferentes metamorfoses que
constroem a sua perenidade na arte, na religião, nas fórmulas políticas, no discurso etnográfico. O pensamento racialista e as suas versões culturalistas. A crítica da perspectiva diferencialista. A desconstrução da noção de tribo. A defesa da historicidade das sociedades africanas no contexto da história global.
O passado e a função social da história
28 Setembro 2016, 16:00 • Carlos Almeida
Debate sobre o filme apresentado na aula anterior, Blade Runner, de Ridley Scott, 1982, a partir dos comentários elaborados em casa pelos alunos.
O tempo e a memória como estruturantes da condição humana. A ilusão do passado e os passados imaginários, e a memória como definidor da identidade. A responsabilidade social da história.
O passado e a função social da história
26 Setembro 2016, 16:00 • Carlos Almeida
Visionamento do filme Blade Runner, realizado por Ridley Scott, 1982, para debate na aula seguinte.
O que sabemos sobre África
21 Setembro 2016, 16:00 • Carlos Almeida
Interesses e expectativas sobre África e os Estudos Africanos.
O que sabemos sobre África, e como sabemos? a construção do conhecimento sobre África.
Realização de um questionário de sensibilização sobre os mitos e preconceitos em relação a África e à sua história.