Desconhecimento e lugares comuns nas percepções do continente africano

14 Outubro 2021, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Lugares comuns e estereótipos associados ao continente africano. Entre o desconhecimento e o sentimento de pertença. Reflexão e discussão em torno das respostas escritas dos alunos ao questionário da aula anterior — representações sobre "a África". "África" ou "Áfricas"? 

— Desconhecimento, lugares comuns, frequentemente apresentando uma distorção (ou seja, estereótipos) acerca da realidade do continente africano. Imagens simplificadoras e generalizações abusivas sobre o presente e o passado do continente africano.

— Algumas categorias de pensamento em discussão: "etnias", "tribos", países e nações; “cultura africana” versus culturas africanas. Que consequências tem o seu uso na linguagem corrente para a percepção do continente africano e das sociedades africanas?

A inferiorização e a exotização dos Africanos versus  o olhar envolvido, do sentimento de pertença próprio da identificação, do reconhecimento das raízes ou origens.

As imagens que se ligam a uma visão simplificadora, dicotómica e afro-pessimista do continente africano, mas que já é alvo de críticas.