Para além da etnia: uma visão dos Kuvale no seu contexto socio-histórico. Uma crítica à visão da história do continente dividida em “tribos”.

2 Novembro 2021, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Conclusão da análise aos textos de Amselle e M'Bokolo (1ª parte)

2. Para além da etnia: uma visão dos Kuvale no seu contexto socio-histórico. Comentário a um texto de Ruy Duarte de Carvalho.

1. O olhar implicado sobre sociedades pastoris: os Kuvale do sul da actual Angola, da História ao passado recente

Apreensão de uma singularidade Kuvale (povos Herero do Sul de Angola) — feita de várias singularidades — a partir do trabalho de Ruy Duarte de Carvalho Aviso à Navegação, Olhar sucinto e preliminar sobre os pastores Kuvale da província do Namibe com um relance sobre as outras sociedades agro-pastoris do Sudoeste de Angola. 

. A singularidade geográfico-ecológica (resultante da adequação do seu saber aos condicionamentos naturais) e a, consequente, singularidade económica dos Kuvale. A singularidade histórica marcada por "guerras" em que os Kuvale estiveram envolvidos com destaque para os conflitos com outros povos pastores e para a dominação colonial que procurou desestruturar o seu modo de vida pastoril, depois recuperada, na própria era colonial com o recurso, provisório, à actividade agrícola e consolidada depois da independência usufruindo do fim dos impostos e das restrições ao território dos Kuvale. Singularidade como escolha, sujeita às circuntâncias históricas.

Uma crítica à visão da história do continente dividida em “tribos”: análise de um texto de Donald R. Wright.

Entre outros tópicos, discussão dos seguintes: o problema da projecção inadequada do conceito ocidental de "boundaries" (fronteiras/limites), enquanto limites territoriais lineares e rígidos para os contextos africanos "pré-coloniais" (através de conceitos europeus como "reinos" ou "impérios"), ideia desenvolvida a partir do caso da entidade política do Niumi (na actual Gâmbia); em alternativa compreender a importância do controlo/poder sobre os homens e não sobre a terra; o problema da aplicação do conceito de "grupo étnico" com limites rígidos, em contraponto de um conceito flexível de identidade e de identidade étnica (na sequência de um textos de Amselle e M'Bokolo).