Sumários

Africanos: diversidade e unidade (conclusão). A desconstrução do objecto étnico/”tribal”.

3 Outubro 2023, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta


Africanos: diversidade e unidade (conclusão). 


A desconstrução do objecto étnico/”tribal”. Análise de excertos de Pelos Mendros da Etnia, de J-l- Amselle e E. M'Bokolo

Os condicionamentos epistemológicos (cont.). Africanos: diversidade e unidade.

28 Setembro 2023, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta


Os condicionamentos epistemológicos da produção do conhecimento (continuação).


1. O questionamento das imagens ocidentais da África: uma África inventada. Conclusão da análise do texto de V. Y. Mudimbe.

2. Africanos: diversidade e unidade. Comentário ao texto de John Parker e Richard Rathbone. — Diversidade linguística, cultural e política. Uma definição de "africano" de carácter histórico é necessariamente ampla. — Unidade: desmontar a ideia de "africanidade", de um "povo" unitário não é desvalorizar a sua importância intelectual, quer na perspetiva europeia, quer na perspectiva africana. A "unidade africana" enquanto construção ideológica não substitui a História. — Identidade: fluida e multifacetada. As identidades são construídas pela acção humana e transformam-se. — A errada fusão de múltiplas identidades no conceito de "tribo".

Os condicionamentos epistemológicos da produção do conhecimento sobre o continente africano

26 Setembro 2023, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta


O peso da ordem epistemológica ocidental da qual dependem as categorias e sistemas conceptuais, quer nos intérpretes ocidentais, quer nos analistas africanos.  O questionamento das imagens ocidentais da África: uma África inventada. Estrutura colonizadora e sistema dicotómico de avaliação da alteridade.

Comentário ao capítulo I da obra de V. Y. Mudimbe, A Invenção da África

Das simplificações e distorções sobre a África e a sua história à construção académica de um pensamento crítico

21 Setembro 2023, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta


Conclusão do comentário às respostas dos alunos.
1. Simplificações, distorções e generalizações sobre “a África” e a sua história: muito mais do que um continente subjugado, escravizado, colonizado pelos europeus; a armadilha do paradigma da vitimização, obstáculo ao reconhecimento do protagonismo histórico dos africanos; a compressão dos tempos históricos africanos em períodos ou exemplos pontuais — marcados pela interferência ou modelos externos e hipervalorizados.
2. A necessidade de construir um pensamento crítico e conceptualizado. A necessidade do relativismo para superar a pobreza explicativa das dicotomias eurocêntricas e do paradigma evolucionista. 

Desconhecimento e lugares comuns relacionados com o continente africano e o seu passado.

19 Setembro 2023, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta


Comentário às respostas dos alunos redigidas na aula anterior. Desconhecimento e lugares comuns relacionados com o continente africano e o seu passado: uma visão atomizada das sociedades africanas; um olhar ocidental exótico e/ou uma imagem síntese negativa, tomando o continente com um todo homogéneo, de forma simplificadora.