Sumários
Africanos: diversidade e unidade (conclusão). A desconstrução do objecto étnico/”tribal”.
3 Outubro 2023, 09:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Africanos: diversidade e unidade (conclusão).
Os condicionamentos epistemológicos (cont.). Africanos: diversidade e unidade.
28 Setembro 2023, 09:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Os condicionamentos epistemológicos da produção do conhecimento (continuação).
2. Africanos: diversidade e unidade. Comentário ao texto de John Parker e Richard Rathbone. — Diversidade linguística, cultural e política. Uma definição de "africano" de carácter histórico é necessariamente ampla. — Unidade: desmontar a ideia de "africanidade", de um "povo" unitário não é desvalorizar a sua importância intelectual, quer na perspetiva europeia, quer na perspectiva africana. A "unidade africana" enquanto construção ideológica não substitui a História. — Identidade: fluida e multifacetada. As identidades são construídas pela acção humana e transformam-se. — A errada fusão de múltiplas identidades no conceito de "tribo".
Os condicionamentos epistemológicos da produção do conhecimento sobre o continente africano
26 Setembro 2023, 09:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
O peso da ordem epistemológica ocidental da qual dependem as categorias e sistemas conceptuais, quer nos intérpretes ocidentais, quer nos analistas africanos. O questionamento das imagens ocidentais da África: uma África inventada. Estrutura colonizadora e sistema dicotómico de avaliação da alteridade.
Comentário ao capítulo I da obra de V. Y. Mudimbe, A Invenção da África
Das simplificações e distorções sobre a África e a sua história à construção académica de um pensamento crítico
21 Setembro 2023, 09:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Desconhecimento e lugares comuns relacionados com o continente africano e o seu passado.
19 Setembro 2023, 09:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Comentário às respostas dos alunos redigidas na aula anterior. Desconhecimento e lugares comuns relacionados com o continente africano e o seu passado: uma visão atomizada das sociedades africanas; um olhar ocidental exótico e/ou uma imagem síntese negativa, tomando o continente com um todo homogéneo, de forma simplificadora.