Sumários

Exercícios de Escuta ativa II

26 Março 2019, 15:00 Delphine Servoz-Gavin

Conteúdo: Apresentação teórica sobre a consecutiva sem notas, seguida de primeiros exercícios de consecutiva sem notas.
Material: Discursos pedagógicos e discursos dos estudantes.
Os exercícios de consecutiva sem notas visam desenvolver:
  • a capacidade de concentração e de escuta ativa;
  • a capacidade de analise em tempo real das ideias e da estrutura do discurso;
  • a capacidade de exploração dos mecanismos da memória;
  • a capacidade de transposição das ideias principais do discurso com o encadeamento dado pelo orador;
  • a capacidade de apresentação espontânea e confiante;
  • a capacidade de expressão correta e fluente nas línguas ativas.


Criação de discursos

19 Março 2019, 15:00 Delphine Servoz-Gavin

Conteúdo: Apresentação teórica sobre elaboração de discursos seguida de exercício de criação de discursos pelos estudantes.
Objetivos: aumentar a capacidade em ordenar e estruturar as suas ideias.


Estrutura do discurso

12 Março 2019, 15:00 Delphine Servoz-Gavin

Conteúdo: Apresentação teórica sobre a estrutura do discurso seguida de exercícios práticos.
Material: discursos pedagógicos em língua portuguesa e inglesa.
Objetivos: aumentar a capacidade em analisar a estrutura do discurso, em identificar os elos de ligação entre ideias e lógica do discurso. Desenvolver mecanismos de retenção na memoria a curto prazo.


Exercícios de Escuta ativa I

26 Fevereiro 2019, 15:00 Delphine Servoz-Gavin

Conteúdo: Exercícios de Escuta ativa I
Material: trechos de discursos pedagógicos em língua portuguesa
Objetivos: aumentar a capacidade de concentração; aumentar a capacidade de análise do sentido; aumentar a capacidade em afastar-se das palavras; aprender a restituir o sentido de forma clara e natural (A > A).



Exercícios de Escuta ativa I

19 Fevereiro 2019, 15:00 Delphine Servoz-Gavin

Conteúdo: Exercícios de Escuta ativa I
Material: trechos de discursos pedagógicos em língua portuguesa
Objetivos: aumentar a capacidade de concentração; aumentar a capacidade de análise do sentido; aumentar a capacidade em afastar-se das palavras; aprender a restituir o sentido de forma clara e natural (A > A).