Sumários

Investigar a linguagem depois da fala: a construção de desenhos experimentais e a abordagem naturalista

6 Dezembro 2016, 08:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Correção de exercícios sobre interpretação de artigos científicos: pergunta, hipótese(s), variável dependente, sujeitos e parâmetros de análise.

Construção de desenhos experimentais para estudar a produção de dados infantis: tarefas de nomeação de imagens e jogos de correspondência com imagens.

Estudar a compreensão (e produção) por meio do teste de juízo de verdade.

A abordagem naturalista: vantagens e desvantagens em relação à construção de desenhos experimentais. Princípios metodológicos inerentes à abordagem naturalista.

Instrumentos para o estudo da aquisição e desenvolvimento da linguagem. Visita ao Laboratório de EEG do Lisbon Baby Lab.


Investigar a linguagem antes da fala: boca, olhos, cabeça e cérebro (cont.).

29 Novembro 2016, 08:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

O registo do movimento dos olhos (cont.).

Visita ao Baby Lab: observação e exemplificação dos paradigmas comportamentais de registo do movimento dos olhos, olhar preferencial e movimento preferencial da cabeça.

Métodos não comportamentais: EEG/ERP. Componentes mais comuns e correlatos do desenvolvimento da linguagem.

Identificação, a partir de um artigo, da pergunta, da(s) hipótese(s), da variável dependente, dos sujeitos e dos parâmetros de análise.


Investigar a linguagem antes da fala: boca, olhos, cabeça e cérebro.

22 Novembro 2016, 08:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Paradigmas experimentais mais comuns para análise da perceção de fala por parte de crianças, antes da fala: aplicabilidade, vantagens e desvantagens.

O registo do movimento dos olhos: identificação, a partir de um artigo, da pergunta, da(s) hipótese(s), da variável dependente, dos sujeitos e dos parâmetros de análise.


Da produção à perceção de fala adulta: análise do ritmo. Paradigmas experimentais mais comuns para análise da perceção de fala por parte de adultos.

15 Novembro 2016, 08:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Correção do trabalho de casa: identificação, a partir da leitura de um artigo, das vantagens e desvantagens do uso da técnica do ultrassom para análise de fala.

Da produção à perceção de fala adulta: análise do ritmo.

Paradigmas experimentais mais comuns para análise da perceção de fala por parte de adultos. Componentes do desenho experimental em perceção: treino, feedback, teste, sessões. Tipo de estímulos usados em perceção e medidas mais comuns.


Planificação de um estudo experimental. Técnicas experimentais para o estudo da produção de fala: a articulação.

8 Novembro 2016, 08:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Introdução ao módulo de produção e perceção (programa e bibliografia recomendada).

Porquê fazer linguística experimental: da pergunta à resposta, passando pelo método. Materiais, procedimentos de recolha, escolha do paradigma experimental e seleção de participantes: cuidados a ter na planificação de um estudo experimental.

Técnicas experimentais para o estudo da produção de fala (articulação) – aplicabilidade, vantagens e desvantagens: fotografia, palatografia, eletropalatografia, cineradiografia e ultrassom.