Considerações gerais sobre o funcionamento da unidade curricular. O alfabeto grego. Exercícios de leitura e transliteração.
17 Setembro 2018, 10:00 • Cristina Maria Negrão Abranches Guerreiro
1. Considerações gerais sobre o funcionamento da unidade curricular:
1.1. Conteúdos programáticos:
a) conteúdos básicos de gramática grega: alfabeto, espíritos, sinais de pontuação e outros diacríticos; normas de acentuação; artigo definido; substantivos de tema em -α, -η, –ο e consoante oclusiva; adjectivos de 1ª classe; comparativo e superlativo; pronome αὐτός, ή, ό; pronome relativo; verbo εἰμι no indicativo e no infinitivo; flexão dos verbos em –ω (incluindo contractos), no presente do indicativo e no imperfeito (vozes activa, média e passiva), no futuro e no aoristo (temático e sigmático) do indicativo e do infinitivo (vozes activa e média) e no infinitivo presente (vozes activa, média e passiva); casos e funções sintácticas; preposições e regências; oração relativa; oração infinitiva; oração completiva com ὅτι; orações circunstanciais (noções básicas).
b) Textos para tradução e comentário: excertos de Esopo, de Luciano, de Longo e do Novo Testamento (a distribuir nas aulas, ao longo do semestre);
1.2.. Metodologia: distribuição de fichas de apoio ao estudo e de fichas de trabalho; textos com vocabulário na primeira metade do semestre; uso do dicionário na segunda parte do semestre;
1.3. Critérios de avaliação: participação nas actividades propostas ao longo do semestre - 25%; primeiro exercício escrito (5 de Novembro de 2018) - 35%; exercício final (20 de Dezembro de 2018) - 40%;
1.4. Bibliografia (considerações sobre a escolha de um dicionário);
1.5. Atendimento/tutoria: quarta-feira, 15:00-16:00 e 18:00-19:00 (sala 1 ou 2 do Departamento de Estudos Clássicos).
2. O alfabeto grego. Exercícios de leitura e transliteração de palavras gregas etimologicamente relacionadas com vocábulos da língua portuguesa.