Sumários
Bases gramaticais de morfologia nominal e verbal. Exercícios de aplicação
21 Setembro 2018, 12:00 • Abel Pena
Recapitulação da matéria dada na aula anterior.
Noção de declinação e de conjugação. Enunciar um substantivo;declinar um nome; enunciar um verbo; conjugar um verbo
Segunda declinação: paradigmas, tema e géneros. Como obter o tema
Flexão verbal: conjugações e temas. Quadro geral das desinência do presente (infectum)
Como obter o tema do verbo.
O verbo como elemento nuclear da sintaxe da frase.
Resolução de um conjunto de exercícios da aula anterior.
Concordância adjectivo/substantivo. Declinação de sintagmas: adjectivo/substantivo.
Frases e exercícios para as próximas duas aulas. Referência aos textos da Antologia.
O sistema nominal: 1.ª e 2.ª declinações, nominativo e acusativo
20 Setembro 2018, 18:00 • André Filipe Veloso Nunes Simões
Abertura do ano académico. Não houve aulas na FLUL.
20 Setembro 2018, 14:00 • Bernardo Machado Mota
Abertura do ano académico. Não houve aulas na FLUL.
Apresentação do programa e métodos de avaliação. A 1ª declinação
18 Setembro 2018, 12:00 • Abel Pena
Apresentação breve do programa. Método de Avaliação e regime de ponderação. A avaliação tem uma componente contínua, em que será tido em conta o trabalho individual em aula e/ou fora de aula (25%), um teste de aula (35%) e um teste final em tempo lectivo (40%). Data e hora dos testes.
Informação sobre textos antológicos fornecidos pelo docente.
Importância fundamental da plataforma Moddle (E-learning) para acesso aos textos, exercícios, conteúdos gramaticais e toda a informação e comunicação. Modo de acesso e apresentação breve.
Audição da música de Rodrigo Leão & Vox Ensemble, Ave Mundi Luminar
Funções sintácticas em português
Noções de morfologia nominal: nomes, adjectivos, pronomes
Caso e funções sintácticas.
Noção de declinação (substantivos, adjetivos, pronomes)
1ª DECLINAÇÃO : tema e desinência. Substantivos de tema –a;
Género das palavras de tema em –a. Breve referência aos principais masculinos
Exercício de declinação - Música de Jacques Brel – Rosa, rosarum, rosis
Posição das palavras na frase: exercícios com Aquila non captat muscas
Aoresentação e normas de funcionamento
17 Setembro 2018, 18:00 • André Filipe Veloso Nunes Simões
Conteúdos programáticos
A 1a declinação nominal; masculinos de tema em -a. A 2a declinação nominal: enunciado dos chamados
‘três tipos’; o 1o tipo da 2a declinação; os substantivos da 2a declinação (nominativo em -er e
nominativo em -um); género dos substantivos da 2a declinação. Os adjectivos de 1a classe; concordância
do adjectivo com o substantivo. O enunciado de um verbo; identificação das quatro conjugações e do
respectivo tema. O presente do indicativo activo das quatro conjugações verbais e do verbo esse. O
imperfeito do indicativo activo das quatro conjugações e do verbo esse. O futuro imperfeito (voz activa)
das quatro conjugações e do verbo esse. O presente do conjuntivo (voz activa) das quatro conjugações e
do verbo esse. O imperfeito do conjuntivo (voz activa) das quatro conjugações e do verbo esse. Os
substantivos da 3a declinação, tema em consoante, masculinos e femininos. Os substantivos neutros da
3a declinação, tema em consoante. O imperativo presente e o imperativo futuro das quatro
conjugações. Os substantivos de tema em -i: masculinos e femininos; neutros. Os adjectivos de tema em
-i. Identificação do tema do perfeito; o pretérito perfeito do indicativo (voz activa). Os complementos
A exploração dos conteúdos programáticos parte sempre do texto. É texto a condicionar os conteúdos
programáticos abordados, não o inverso – não se excluirá um determinado texto por conter aspectos
não contemplados no programa, que deverão pelo contrário ser brevemente explicados e/ou traduzidos
pelo docente. A abordagem é feita com recurso exclusivo e incondicional a textos autênticos, desde a
primeira aula: máximas, provérbios, graffiti de Pompeios, inscrições; epigramas de Marcial, poesia
medieval; Vulgata, evangelhos apócrifos. Privilegia-se o trabalho autónomo do discente, quer em aula
(trabalho individual, trabalho de grupo) quer fora da aula. A avaliação tem uma componente contínua,
em que será tido em conta o trabalho individual em aula e/ou fora de aula (25%), um teste de aula