Aoresentação e normas de funcionamento

17 Setembro 2018, 18:00 André Filipe Veloso Nunes Simões

Conteúdos programáticos
A 1a declinação nominal; masculinos de tema em -a. A 2a declinação nominal: enunciado dos chamados
‘três tipos’; o 1o tipo da 2a declinação; os substantivos da 2a declinação (nominativo em -er e
nominativo em -um); género dos substantivos da 2a declinação. Os adjectivos de 1a classe; concordância
do adjectivo com o substantivo. O enunciado de um verbo; identificação das quatro conjugações e do
respectivo tema. O presente do indicativo activo das quatro conjugações verbais e do verbo esse. O
imperfeito do indicativo activo das quatro conjugações e do verbo esse. O futuro imperfeito (voz activa)
das quatro conjugações e do verbo esse. O presente do conjuntivo (voz activa) das quatro conjugações e
do verbo esse. O imperfeito do conjuntivo (voz activa) das quatro conjugações e do verbo esse. Os
substantivos da 3a declinação, tema em consoante, masculinos e femininos. Os substantivos neutros da
3a declinação, tema em consoante. O imperativo presente e o imperativo futuro das quatro
conjugações. Os substantivos de tema em -i: masculinos e femininos; neutros. Os adjectivos de tema em
-i. Identificação do tema do perfeito; o pretérito perfeito do indicativo (voz activa). Os complementos

circunstanciais de: companhia; lugar; tempo.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
A exploração dos conteúdos programáticos parte sempre do texto. É texto a condicionar os conteúdos
programáticos abordados, não o inverso – não se excluirá um determinado texto por conter aspectos
não contemplados no programa, que deverão pelo contrário ser brevemente explicados e/ou traduzidos
pelo docente. A abordagem é feita com recurso exclusivo e incondicional a textos autênticos, desde a
primeira aula: máximas, provérbios, graffiti de Pompeios, inscrições; epigramas de Marcial, poesia
medieval; Vulgata, evangelhos apócrifos. Privilegia-se o trabalho autónomo do discente, quer em aula
(trabalho individual, trabalho de grupo) quer fora da aula. A avaliação tem uma componente contínua,
em que será tido em conta o trabalho individual em aula e/ou fora de aula (25%), um teste de aula
(35%) e um teste final (40%).

Datas dos testes
15 de Novembo de 2018 (sala e horário habituais): 35%
20 de Dezembro de 2018 (sala e horário habituais): 40%

Atendimento aos alunos
O atendimento presencial será feito com marcação prévia