Normas de funcionamento. O alfabeto latino. As pronúncias do latim

19 Setembro 2017, 16:00 André Filipe Veloso Nunes Simões

- O latim hoje (expressões, marketing, lemas...)
- O alfabeto latino e as pronúncias do latim (tradicional, eclesiástica, restaurada)

Programa resumido:
A 1ª declinação nominal; masculinos de tema em -a. A 2ª declinação nominal: enunciado dos chamados ‘três tipos’; o 1º tipo da 2ª declinação; os substantivos da 2ª declinação (nominativo em -er e nominativo em -um); género dos substantivos da 2ª declinação. Os adjectivos de 1ª classe; concordância do adjectivo com o substantivo. O enunciado de um verbo; identificação das quatro conjugações e do respectivo tema. O presente do indicativo activo das quatro conjugações verbais e do verbo esse. O imperfeito do indicativo activo das quatro conjugações e do verbo esse. O futuro imperfeito (voz activa) das quatro conjugações e do verbo esse. O presente do conjuntivo (voz activa) das quatro conjugações e do verbo esse. O imperfeito do conjuntivo (voz activa) das quatro conjugações e do verbo esse. Os substantivos da 3ª declinação, tema em consoante, masculinos e femininos. Os substantivos neutros da 3ª declinação, tema em consoante. O imperativo presente e o imperativo futuro das quatro conjugações. Os substantivos de tema em -i: masculinos e femininos; neutros. Os adjectivos de tema em -i. Identificação do tema do perfeito; o pretérito perfeito do indicativo (voz activa). Os complementos circunstanciais de: companhia; lugar; tempo.

Avaliação:
A exploração dos conteúdos programáticos parte sempre do texto. É texto a condicionar os conteúdos programáticos abordados, não o inverso – não se excluirá um determinado texto por conter aspectos não contemplados no programa, que deverão pelo contrário ser brevemente explicados e/ou traduzidos pelo docente. A abordagem é feita com recurso exclusivo e incondicional a textos autênticos, desde a primeira aula: máximas, provérbios, graffiti de Pompeios, inscrições; epigramas de Marcial, poesia medieval; Vulgata, evangelhos apócrifos. Privilegia-se o trabalho autónomo do discente, quer em aula (trabalho individual, trabalho de grupo) quer fora da aula. A avaliação tem uma componente contínua, em que será tido em conta o trabalho individual em aula e/ou fora de aula (25%), um teste de aula (35%) e um teste final (40%).

Datas dos testes:
1.º teste - 14 de Novembro de 2017, sala e horário habituais, salvo indicação em contrário
2.º teste - 9 de Janeiro de 2018 (1.ª chamada) ou 12 de Janeiro de 2018 (2.ª chamada), sala e horário habituais, salvo indicação em contrário