Sumários

A iniciação à Língua latina: breve apresentação do programa, conteúdos e objectivos da disciplina; modo de funcionamento e avaliação.

22 Setembro 2015, 18:00 Catarina Isabel Sousa Gaspar

A iniciação à Língua latina: breve apresentação do programa, conteúdos e objectivos da disciplina; modo de funcionamento e elementos de avaliação. O latim e as língua românicas - semelhanças e diferenças. O alfabeto latino, os sons e algumas características da língua. 


A avaliação será feita com base nos seguintes elementos:
- trabalho individual em aula e fora de aula  - avaliação contínua (25%);
- 1º teste de avaliação escrita - 10/11/2015 ou 12/11/2015 (35%);
- 2º teste de avaliação escrita - 05/01/2015 (40%).




Programa, avaliação, normas gerais. Funções sintácticas básicas.

22 Setembro 2015, 12:00 Bernardo Machado Mota

Programa, avaliação, normas gerais. 

Ao longo do semestre é *obrigatória* a entrega de: a) exercícios indicados nas aulas (25%); b) um teste de aula (valor na nota final: 35%); c) teste final (valor na nota final: 40%).
Funções sintácticas básicas.


Apresentação e normas

21 Setembro 2015, 14:00 André Filipe Veloso Nunes Simões

Apresentação
Normas de avaliação
O alfabeto latino
As pronúncias tradicional, eclesiástica e restaurada

Conteúdos programáticos

A 1ª declinação nominal; masculinos de tema em -a. A 2ª declinação nominal: enunciado dos chamados
‘três tipos’; o 1º tipo da 2ª declinação; os substantivos da 2ª declinação (nominativo em -er e nominativo
em -um); género dos substantivos da 2ª declinação. Os adjectivos de 1ª classe; concordância do
adjectivo com o substantivo. O enunciado de um verbo; identificação das quatro conjugações e do
respectivo tema. O presente do indicativo activo das quatro conjugações verbais e do verbo sum. O
imperfeito do indicativo activo das quatro conjugações e do verbo sum. O futuro imperfeito (voz activa)
das quatro conjugações e do verbo sum. O presente do conjuntivo (voz activa) das quatro conjugações e
do verbo sum. O imperfeito do conjuntivo (voz activa) das quatro conjugações e do verbo sum. Os
substantivos da 3ª declinação, tema em consoante, masculinos e femininos. Os substantivos neutros da
3ª declinação, tema em consoante. O imperativo presente e o imperativo futuro das quatro conjugações.
Os substantivos de tema em -i: masculinos e femininos; neutros. Os adjectivos de tema em -i.
Identificação do tema do perfeito; o pretérito perfeito do indicativo (voz activa). Os complementos
circunstanciais de: companhia; lugar; tempo.

Avaliação

A avaliação tem uma componente contínua,
em que será tido em conta o trabalho individual em aula e fora de aula (25%), um teste de aula (35%) e
um teste final (40%).

Datas:
16 ou 18 de Novembro de 2015 (duas chamadas)
4 ou 11 de Janeiro de 2016 (duas chamadas)