Iniciação à Língua Latina / Latim I (Iniciação)
Programa
Latim I (Iniciação) é um curso de introdução ao Latim desenhado para estudantes sem qualquer conhecimento da língua. O curso pretende dar a conhecer os aspetos fundamentais da gramática latina (sobretudo: morfologia e sintaxe), com especial incidência nos seguintes tópicos: flexão nominal (casos e funções das cinco declinações dos substantivos, adjetivos de primeira e segunda classe), flexão verbal (voz ativa e voz passiva do sistema do presente das quatro conjugações e de verbos irregulares selecionados), funções sintáticas básicas, orações coordenadas e subordinadas (introdução e noções elementares). A unidade curricular tem como objetivo principal a leitura de textos latinos autênticos de dificuldade reduzida, mas progressiva, partindo de frases simples, como máximas e inscrições, e chegando a textos mais extensos (incluindo poesia medieval latina, excertos da Vulgata, e outros).
Programa resumidoA 1ª declinação nominal;
A 2ª declinação nominal: enunciado dos chamados ‘três tipos’. Os adjectivos de 1ª classe; concordância do adjectivo com o substantivo. O enunciado de um verbo; identificação das quatro conjugações e do respectivo tema.O presente do indicativo das quatro conjugações verbais e do verbo esse. O imperfeito do indicativo das quatro conjugações e do verbo esse. O futuro imperfeito das quatro conjugações e do verbo esse. Os substantivos da 3ª declinação. Os adjectivos de tema em -i. Identificação do tema do perfeito; o pretérito perfeito do indicativo (voz activa). Os complementos circunstanciais de: companhia; lugar; tempo.
Avaliação
A avaliação será baseada em dois testes de aula (30%+45%) e na avaliação contínua (25%).
Bibliografia básica
O docente deve ser consultado antes da aquisição de qualquer dicionário ou gramática.
FERREIRA, António Gomes, Dicionário de Latim-Português, Porto: Porto Editora, 2017 LOURENÇO, Frederico, Nova Gramática do Latim, Lisboa: Quetzal, 2019 MIRANDA, Manuel Francisco, Gramática Latina, Braga: Depósito do Seminário de Braga, 1962