Sumários

Conclusão; modelos de expansão do inglês

27 Setembro 2023, 14:00 Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira


Conclusãoo do assunto da aula anterior: 

- características estruturais do inglês que podem facilitar a sua aprendizagem como língua não nativa (vocabulário heterogéneo e maioritariamente românico, simplicidade flexional e género natural);

- o alegado imperialismo linguístico dos centros da anglofonia (RU e EUA).

Modelos de expansão do inglês: 

- os problemas do modelo pioneiro da década de 70 (ENL, ESL, EFL); apresentação e discussão das vantagens e limitações do modelo dos três círculos concêntricos de Braj Kachru.


Porque é o inglês a língua global do nosso tempo (2)

25 Setembro 2023, 14:00 Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira


Continuação do estudo dos principais motivos para a transformação do inglês na língua global da actualidade: 

 - o projecção mundial dos EUA a partir do século XX, nos planos político, militar, económico, cultural e tecnológico;

 - a equidistância do inglês em contextos pós-coloniais; 

 - a nativização da língua nas suas novas localizações.

Porque é o inglês a língua global do nosso tempo?

20 Setembro 2023, 14:00 Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira


Apresentação sumária dos principais motivos para a transformação do inglês na língua global do nosso tempo: a expansão colonial inglesa, os vários tipos de colónia (comercial, de exploração, de assentamento e de plantação) e os seus diferentes reflexos linguísticos (pidgins, novos ingleses L2, novos ingleses L1 e crioulos).

Quem e quantos falam inglês no globo?

18 Setembro 2023, 14:00 Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira


Apresentação e problematização das estatísticas disponíveis acerca do número e do tipo dos utilizadores de inglês (falantes de ENL, ESL, EFL).

.

A anglofonia no sec. XXI: onde se fala inglês?

13 Setembro 2023, 14:00 Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira


Resumo e discussão dos vídeos analisados na última aula e apresentação do programa com base nesta reflexão conjunta; mapeamento da anglofonia no início do século XXI.

Distribuição de tarefas para avaliação contínua: apresentação em aula de (parte de) um texto da colectânea da UC ou de um vídeo breve (5-10m) sobre tópico pertinente (o calendário e os responsáveis pelas apresentações de textos ficam disponíveis no Moodle, assim como as instruções para a realização dos vídeos breves).