Sumários
Conclusão; modelos de expansão do inglês
27 Setembro 2023, 14:00 • Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira
Conclusãoo do assunto da aula anterior:
- características estruturais do inglês que podem facilitar a sua aprendizagem como língua não nativa (vocabulário heterogéneo e maioritariamente românico, simplicidade flexional e género natural);
- o alegado imperialismo linguístico dos centros da anglofonia (RU e EUA).
Modelos de expansão do inglês:
- os problemas do modelo pioneiro da década de 70 (ENL, ESL, EFL); apresentação e discussão das vantagens e limitações do modelo dos três círculos concêntricos de Braj Kachru.
Porque é o inglês a língua global do nosso tempo (2)
25 Setembro 2023, 14:00 • Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira
Continuação do estudo dos principais motivos para a transformação do inglês na língua global da actualidade:
- o
projecção mundial dos EUA a partir do século XX, nos planos político, militar,
económico, cultural e tecnológico;
- a
equidistância do inglês em contextos pós-coloniais;
- a nativização da língua nas suas novas localizações.
Porque é o inglês a língua global do nosso tempo?
20 Setembro 2023, 14:00 • Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira
Apresentação sumária dos principais motivos para a transformação do inglês na língua global do nosso tempo: a expansão colonial inglesa, os vários tipos de colónia (comercial, de exploração, de assentamento e de plantação) e os seus diferentes reflexos linguísticos (pidgins, novos ingleses L2, novos ingleses L1 e crioulos).
Quem e quantos falam inglês no globo?
18 Setembro 2023, 14:00 • Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira
Apresentação e problematização das estatísticas disponíveis acerca do número e do tipo dos utilizadores de inglês (falantes de ENL, ESL, EFL).
.
A anglofonia no sec. XXI: onde se fala inglês?
13 Setembro 2023, 14:00 • Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira
Resumo e discussão dos vídeos analisados na última aula e apresentação do programa com base nesta reflexão conjunta; mapeamento da anglofonia no início do século XXI.
Distribuição de tarefas para avaliação contínua: apresentação em aula de (parte de) um texto da colectânea da UC ou de um vídeo breve (5-10m) sobre tópico pertinente (o calendário e os responsáveis pelas apresentações de textos ficam disponíveis no Moodle, assim como as instruções para a realização dos vídeos breves).