Sumários

Acompanhamento dos trabalhos

20 Abril 2020, 08:00 Clara Moura Soares

Através do email temos procedido ao esclarecimentos das dúvidas apresentadas pelos alunos, sobre os trabalhos a realizar para a UC.

Também têm sido enviados alguns materiais de apoio à realização dos mesmos.

Não houve contacto presencial com os alunos.


A importância da interdisciplinaridade nos estudos de história da arte - 3 casos de estudo

15 Abril 2020, 08:00 Clara Moura Soares

Foi enviado pelo Fénix, através do link https://we.tl/t-9qfRiD07Zt Powerpoint sobre "A importância da interdisciplinaridade nos estudos de história da arte - 3 casos de estudo", dando sequência à apresentação enviada anteriormente.
Esta sessão pretende demonstrar 2 coisas fundamentais:
1 - através de estudos interdisciplinares (nomeadamente com o apoio laboratorial da física e da química) podemos conhecer mais e melhor as obras de arte, nomeadamente do ponto de vista técnico, material e também da sua autenticidade;
2 - os estudos laboratoriais têm limitações. Apesar da objetividade dos seus dados, estes precisam de ser cruzados com os das outras ciências envolvidas, como a  história da arte, para poderem oferecer respostas mais fundamentadas.

Os 3 casos de estudo apresentados  são bem demonstrativos das dúvidas que estudos laboratoriais não permitiram resolver ou que demoraram o seu tempo a resolver, como aconteceu com as pinturas de Rembrandt. Neste caso, foi fundamental os estudos de conjunto, ou seja existirem estudos sobre um número representativo de peças deste artista para se poderem tirar conclusões mais acertivas sobre os aglutinantes que utilizou nas suas pinturas.
Para aprofundamento de conhecimentos sobre este assunto do estudo de conjuntos, sugeriu-se a consulta do seguinte estudo: https://www.academia.edu/13089061/Se_cada_obra_de_arte_%C3%A9_%C3%BAnica_porqu%C3%AA_estudar_materialmente_conjuntos_de_obras


Não houve contacto presencial com os alunos.


Acompanhamento dos trabalhos

6 Abril 2020, 08:00 Clara Moura Soares

Através do email temos procedido ao esclarecimentos das dúvidas apresentadas pelos alunos, sobre os trabalhos a realizar para a UC.

Também têm sido enviados alguns materiais de apoio à realização dos mesmos.
Não houve contacto presencial com os alunos.


A interdisciplinaridade: as obras de arte e as áreas envolvidas no seu estudo

1 Abril 2020, 08:00 Clara Moura Soares

Envio, através do Fénix, do link de acesso ao Powerpoint da aula A interdisciplinaridade: as obras de arte e as áreas envolvidas no seu estudo: https://we.tl/t-Bk8Jf7U1L1


A arte e a ciência

O estudo laboratorial das obras de arte: possibilidades e limites.

Para que serve o estudo laboratorial das obras de arte? 
O que se pode fazer com os métodos laboratoriais? 
Para que serve a informação laboratorial obtida para uma obra? 
Condições em que o estudo laboratorial deve ser feito. 
A importância decisiva das Perguntas
Os princípios em que deve assentar um estudo laboratorial: Perguntas-Laboratório-Respostas-Novas Perguntas.


Madeleine Hours e o período de consagração do Laboratório do Museu do Louvre. O texto de Magdeleine Hours: A ciência ao serviço da arte (El correo de la UNESCO, 1981) 

Os métodos laboratoriais: as grandes questões e as suas implicações 
- De que é feito; 
- Como foi feito; 
- Quando foi feito; 
- Onde foi feito; 
- Por quem foi feito; 
- Que função tinha; 
- Em que estado de conservação se encontra; 
- Como se alterou; 
- Como preservar.

Sugestão de leitura complementar: texto de António João Cruz, “Ciência e Conservação: alguns problemas de uma relação frequentemente conflituosa, mas necessária”, disponível em https://www.researchgate.net/publication/257960130_Ciencia_e_Conservacao_Alguns_problemas_de_uma_relacao_frequentemente_conflituosa_mas_necessaria


Não houve contacto presencial com os alunos.


Envio de bibliografia e do enunciado para o comentário a entregar até dia 22 de abril

30 Março 2020, 08:00 Clara Moura Soares

No dia 30/03 foi enviada pelo Fénix, através do link https://we.tl/t-NcFB0YSafe, alguma bibliografia sobre as teorias da história e do restauro lecionadas nas últimas aulas.

No dia 31/03 foi enviado o enunciado do elemento de avaliação que substituirá o teste e que terá um peso na avaliação correspondente a 50%.
Este consiste em duas notícias do jornal O Observador, publicada em 7 de setembro de 2018 , e do suplemento do jornal Público (Ípsilon) de 15 de agosto de 2013 e que versam sobre duas intervenções muito polémicas realizadas recentemente em Espanha.
A primeira, diz respeito a três imagens da Ermida de Rañadoiro, nas Astúrias; a segunda relembra o caso da pintura do Ecce Homo de Borja, "restaurado" pela D. Cecília Giménez.
Os textos encontram-se disponíveis no seguinte link de WeTransfer (apenas acessível durante 7 dias!!!!):

https://we.tl/t-j6IzYR1w36

Objetivos:
- analisar os 2 textos;
- extrair ideias fundamentais;
- fazer leituras complementares (outras notícias e outros materiais disponíveis online ou enviados por mim anteriormente);
- elaborar comentário crítico, relacionando os conteúdos dos dois textos, tendo em conta conceitos abordados em aula, como conservação, restauro, repinte, intervenção mínima, reversibilidade ou retratabilidade das peças.

O que se pretende avaliar com este trabalho:

- capacidade de identificar principais problemáticas da disciplina presentes nos textos;
- capacidade de relacionar conteúdos;
- capacidade de realizar e selecionar pesquisas complementares;
- capacidade de redação;
- capacidade crítica;
- capacidade argumentativa;
- capacidade de síntese.


Extensão do trabalho: máximo 3 páginas A4, incluindo bibliografia.

Envio de ficheiros com o trabalho: PDF com indicação do nome do aluno e da disciplina na designação do ficheiro.


Não houve contacto presencial com os alunos.