Comentários aos Planos de Trabalho. Cesare Brandi e o Restauro Crítico. Ajuste aos critérios de avaliação da UC
25 Março 2020, 08:00 • Clara Moura Soares
Concluímos o reenvio para todos os alunos dos Planos de Trabalho devidamente comentados, com indicações para melhoria ou reorientação das estruturas e abordagens dos mesmos. Foi solicitada a boa receção dos documentos.Procedemos ao envio do Powerpoint dedicado a Cesare Brandi e ao Restauro Crítico. Este foi enviado pelo Fénix, através do link
https://we.tl/t-VnVIyHBCCL (tratando-se de um envio por WeTransfer só fica disponível para download durante 7 dias).
Para Brandi, o restauro “Constitui o momento metodológico de reconhecimento da obra de arte, na sua consistência física e na sua dupla polaridade estética e histórica, com vista à sua transmissão ao futuro”. É, assim, fundamental atender tanto à mensagem e significado da obra de arte, como à sua matéria, veículo através do qual ela pode ser transmitida ao futuro. A dimensão crítica das opções/decisões a tomar, pressupõe um lado subjetivo (da parte de quem toma a decisão), mas exige que essas opções seja tomadas com base em fundamentos científicos, analíticos, críticos, comparativos. Destaca-se na teoria de Brandi a noção de restauro preventivo, algo aparentemente contraditório, já que a prevenção se destina a evitar o restauro. Brandi considera, porém, que por vezes o restauro se destina a prevenir a perda das obras de arte. Veja-se, por exemplo, as destruições ocasionadas no contexto de guerras. Que memórias existiriam da "Última Ceia" de Da Vinci na Igreja de Santa Maria delle Grazie (Milão) se ela não tivesse sido alvo de um restauro preventivo?
O referido Powerpoint inclui, igualmente, diversas imagens de monumentos europeus (Varsóvia, Viena, Dresden, Berlim), arrasados durante a 2ª Guerra Mundial, circunstância que determinou a mudança de paradigma no restauro de monumentos (mais tolerante, profunda e com maior sentido crítico), refletindo-se na redação da Carta de Veneza de 1964.Referência à Convenção de Haia (1954) para a proteção dos bens culturais em caso de Conflito Armado.
No dia 24/03 foi enviado um email a todos os alunos da UC, através do Fénix, transmitindo informações relativas ao reajuste dos elementos,
critérios de avaliação e prazos, em virtude das circunstâncias de quarentena em que nos encontramos.
O email apresentava a seguinte redação:
Caros alunos,
O contexto em que nos encontramos, obriga-me a rever os elementos de avaliação e critérios estabelecidos no início do semestre e inscritos no primeiro sumário da UC.
Depois da reunião que tive ontem com os meus colegas de História da Arte, venho comunicar-vos que a UC de Introdução aos Métodos Laboratoriais/Introdução às Ciências do Património, passará a ter 2 elementos de avaliação não presenciais:
1 - o trabalho escrito final, cujo plano solicitei envio até ao dia de ontem (23/3);
- trabalho individual ou em grupo (máximo 3 elementos);
- a entrega do trabalho será realizada até ao final do dia 7 de maio, por WeTransfer, para o meu endereço de email da faculdade claramourasoares@letras.ulisboa.pt;
- mantém-se o número de páginas estabelecido inicialmente: 10 páginas + 1 destinada a resumo até 300 palavras e até 5 palavras-chave;
- este trabalho deterá o peso de 50% na avaliação final.
2 - Um comentário crítico a um pequeno texto, em princípio uma notícia de jornal:
- trabalho individual;
- a entrega deste elemento de avaliação, a realizar-se também por WeTransfer para o mesmo endereço eletrónico, terá que ser enviado até ao final do dia 22 de abril;
- terá como limite máximo 3 páginas A4;
- deterá o peso de 50% da avaliação final.
Não houve contacto presencial com os alunos.