A importância de uma nova consciência patrimonial. A génese de uma disciplina
6 Outubro 2016, 14:00 • Clara Moura Soares
Uma nova consciência patrimonial surgida no contexto do Iluminismo: o
despertar da atividade crítica no estudo e na intervenção das obras de
arte.
O reconhecimento do valor dos testemunhos históricos como marcas de identidade
nacional. A necessidade de melhor conhecer os bens patrimoniais para melhor os
salvaguardar.
Os primeiros estudos científicos de obras de arte e o papel da Química.
O registo fotográfico: contributo de Nicéphore Niepce e de Daguerre.
Os primeiros laboratórios de museus: Museus Reais de Berlim (1888), British
Museum (1919), Laboratório
do Metropolitan
Museum
de
Nova Iorque (1930), Museu do Louvre (1931), National Gallery (1934), IRPA (Royal Institute for
Cultural Heritage) de
Bruxelas (1934), Instituto
Centrale per il
Restauro, em Roma (1939).
Wilhelm
Conrad
Röntgen e a descoberta dos raios-x (1895).
A primeira radiografia “oficial” de um quadro: o “L’enfant en prière” do Mestre de Moulins, efetuada no Museu do Louvre pelo Dr. ANDRÉ CHÉRON (1920).
Madeleine Hours e o período de consagração do laboratório do Museu do Louvre (1947-1982).