A importância de uma nova consciência patrimonial : a génese de uma nova abordagem no estudo e na conservação das obras de arte

9 Outubro 2017, 14:00 Clara Moura Soares

Uma nova consciência patrimonial surgida no contexto do Iluminismo: o despertar da atividade crítica no estudo e na intervenção das obras de arte. 
O reconhecimento do valor dos testemunhos históricos como marcas de identidade nacional. A necessidade de melhor conhecer os bens patrimoniais para melhor os salvaguardar.

Os primeiros estudos científicos de obras de arte e o papel da Química.. 
O registo fotográfico: contributo de Nicéphore Niepce e de Daguerre. 
Os primeiros laboratórios de museus: Museus Reais de Berlim (1888), British Museum (1919), Laboratório do Metropolitan Museum de Nova Iorque (1930), Museu do Louvre (1931), National Gallery (1934), IRPA (Royal Institute for Cultural Heritage) de Bruxelas (1934), Instituto Centrale per il Restauro, em Roma (1939).

Wilhelm Conrad Röntgen e a descoberta dos raios-x (1895).

A primeira radiografia “oficial” de um quadro: o “L’enfant en prière” do Mestre de Moulins, efetuada no Museu do Louvre pelo Dr. ANDRÉ CHÉRON (1920).

Madeleine Hours e o período de consagração do laboratório do Museu do Louvre (1947-1982).

O ICOM, o ICOMOS e o ICCROM: fundação e atribuições. Desafios científicos da Grande Guerra.