Sumários

A importância das perguntas e o papel dos historiadores da arte

21 Março 2024, 14:00 Clara Moura Soares

Apresentação de 3 casos de estudo, através dos quais se pretende demonstrar a importância da documentação das obras de arte, das perguntas a realizar ao laboratório e do papel do historiador de arte num processo interdisciplinar: Caso 1 - A questão do aglutinante usado pelo pintor Rembrandt. 

Caso 2 - Os resultados laboratoriais que mostram que uma escultura data do século VI a.C. ou, então, do século XX (O kouros do Getty Museum); 
Caso 3 - As tábuas de Tavira: a radiografia no apoio da decisão de levantamento de um repinte integral do século XVI.


A interdisciplinaridade: as obras de arte e as áreas envolvidas no seu estudo

19 Março 2024, 14:00 Clara Moura Soares

O estudo laboratorial das obras de arte: possibilidades e limites 

Para que serve o estudo laboratorial das obras de arte? 
O que se pode fazer com os métodos laboratoriais? 
Para que serve a informação laboratorial obtida para uma obra? 
Condições em que o estudo laboratorial deve ser feito. 
A importância decisiva das perguntas.
Os princípios em que deve assentar um estudo laboratorial: Perguntas-Laboratório-Respostas-Novas Perguntas.

A tirania do laboratório.


Teste

14 Março 2024, 14:00 Clara Moura Soares

Realização do teste escrito.


As Cartas do Património: Internacionalização da tutela do Património Artístico e Cultural

12 Março 2024, 14:00 Clara Moura Soares

A Carta de Veneza (1964)_conclusão

Esclarecimento de dúvidas para o teste.


As Cartas do Património: Internacionalização da tutela do Património Artístico e Cultural

7 Março 2024, 14:00 Clara Moura Soares

A Carta de Atenas (1931): enquadramento, princípios e objetivos.

O conceito de Anastilosis.

A Carta de Veneza (1964).