Não houve aula. Informação e Instruções sobre a Avaliação do Segundo Semestre, enviadas por email.

6 Abril 2020, 12:00 Bernardo Maria Godinho de Sá Nogueira

NO SEGUIMENTO DO EMAIL DE 2/4/2020, DIRIGIDO A TODOS OS DOCENTES DA FACULDADE, FOI ENVIADO AOS ALUNOS NO DIA 5/4/2020 O SEGUINTE EMAIL (SEMPRE COM CÓPIA PARA O DIRECTOR DA ÁREA DE HISTÓRIA E O DIRECTOR DO CURSO DE HISTÓRIA DE ARTE). NESTE EMAIL, OS ALUNOS FORAM INFORMADOS DAS DILIGÊNCIAS POR MIM DESENVOLVIDAS PARA ME CAPACITAR NO USO DO ZOOM. 


Caras Alunas e Caros Alunos,
No seguimento do email que vos enviei 16/3/2020, venho agora dar resposta às perguntas que me fizeram relativamente à avaliação.
Essa resposta só agora é possível, graças à mensagem de email do Director da Faculdade, Prof. Doutor MIguel Tamen, enviada a todos os docentes no passado dia 2 de Abril, remetendo aos docentes a responsabilidade pela definição dessa mesma avaliação.
Tendo em conta as recomendações feitas, e as instruções de trabalho que entretanto vos enviei, passo a indicar o plano que irei seguir para completarmos este semestre:
1 - Datas das avaliações
1.1. O teste de Diplomática, marcado para 16/3/2020, entretanto adiado, realizar-se-á no dia 16/4/2020, dentro do horário da aula (10-12h).
1.2. O teste de Paleografia, marcado para 7/5/2020, realizar-se-á na data aprazada, dentro do horário da aula (10-12h).

2 - Modo de avaliação
2.1. Os testes NÃO terão lugar na Faculdade, uma vez que ficou determinada pelo Director a avaliação não-presencial.
2.2. O teste de Diplomática será o que ficou combinado na sala de aula: dois grupos, o primeiro valendo 8 valores e o segundo 12. Do primeiro grupo bconstarão quatro afirmações que os alunos deverão classificar como Verdadeira, Parcialmente Verdadeira ou Falsa, e justificar a respectiva classificação.
2.3. O teste de Paleografia será necessariamente diferente do inicialmente previsto, uma vez que ocupámos apenas 4,5 aulas com ele. Em vez dos dois excertos marcados, será enviado aos alunos o excerto de um documento da primeira metade do século XIV, devendo os alunos lê-lo e transcrevê-lo. Uma vez que não tivemos a aula sobre as Regras de Transcrição (que se encontram, recorde-se, anexas ao Livro de Textos de Apoio à Diplomática), a aplicação dessas regras será facultativa - o que não dispensa rigor nessa mesma transcrição.

3 - Modalidades de envio dos enunciados e dos testes efectuados
3.1. O docente enviará o enunciado aos alunos por correio electrónico e, uma vez efectuado o teste, cada aluno enviará o teste efectuado ao  docente igualmente por correio electrónico.
3.2. O docente enviará o enunciado do seu email pessoal, que já vos foi fornecido - bsanogueira@netcabo.pt
3.3. O envio seguirá com cópia para o Director da Área de História, Prof. Doutor Hermenegildo Fernandes, o Director do Curso de História de Arte (Prof. Doutor Luís Afonso) e para o meu próprio endereço de email institucional da Faculdade  - bsn@letras.ulisboa.pt
3.4. Uma vez feito, o teste será enviado por cada aluno, no final do horário previsto, para o mesmo endereço de email -- com cópia para bsn@letras.ulisboa.pt.
3.5. As dificuldades do Sistema Fénix em anexar textos e de envio C.C. obrigam a esta solução.

4 - Comunicação
4.1. Espero entretanto, dentro dos próximos 10 dias, conseguir convocar uma reunião com todos via ZOOM.
4.2. Como combinado no meu email de 16 de Março passado, a comunicação via bsanogueira@netcabo.pt, entretanto usada por vários alunos, mantém-se, para quaisquer dúvidas surgidas.

5 - Recepção deste email
Peço-vos por favor que acusem a recepção deste email.

Continuação de bom trabalho,
Bernardo de Sá Nogueira