Sumários

Aula n.5

28 Fevereiro 2020, 14:00 Rui Pina Coelho

I

1. Chamada. 1.2. Memória cronológica e sintética de aulas anteriores (aquecimentos e partituras).
2. Aquecimento psicofísico: articulações, concentração (controle e ritmos), respiração, voz e corpo.
3. Continuação e conclusão das contracenas da partitura na cadeira, finalizado com auto-avaliação qualitativa e quantitativa, incidindo na versatilidade das intenções, vozes e imagens.
4. Exemplificação teórico-prática da partitura de manipulação de objectos.

II
1. Aquecimento psicofísico: Trabalho de criação de contextos dialécticos (contraditórios) e de mímica (estilização) para a evolução gradual do neutro até à imagem final.
2. Exemplificação da partitura de manipulação de objectos
3. Ensaios individuais para partitura de manipulação de objectos em contexto dialético com memória dentro.
4. Apresentações individuais ainda em processo de construção (exercicio não concluído).


Aula n.4

21 Fevereiro 2020, 14:00 Rui Pina Coelho

I

1. Chamada. 1.2. Aquecimento psicofísico: articulações, focos, centros e voz (exploração do centro e registos)
2. Nova exemplificação da partitura da cadeira para aprofundar e consolidar o processo criativo (intenções, formas, imagens e frases) e tornar orgânicos os contextos.
3. Ensaios Individuais das partituras da cadeira.
4. Apresentação das partituras e aplicação coral.
II
1. Aquecimento psicofísico: concentração, memória, recaindo no trabalho desenvolvido sobre a partitura na cadeira.
2. Nova exemplificação na mimesis da partitura da cadeira em versão ritualizada, na procura da simultaneidade.
3. Ensaios e apresentação da mimesis da partitura da cadeira (pares) com autoavaliação (qualitativa e quantitativa).

 


Aula n.3

14 Fevereiro 2020, 14:00 Rui Pina Coelho

I

1. Chamada. 1.2. Incorporação de um novo aluno (2º fase).
2. Memória das aulas anteriores (aquecimentos, voz e corpo) e partituras do nome (mimesis e contracena). e cadeira exemplificada.
3. Aquecimento psicofísico: articulações, focos, centros, samurai, voz e freezd (improvisação de imagens e texto).
4. Nova exemplificação da partitura na cadeira.
5. Ensaios individuais da partitura da cadeira com exemplificação do trabalho coral.

II
1. Aquecimento psicofísico orientado a partir de correcções feitas durante os ensaios individuais das partituras na cadeira.
2. Novos Ensaios individuais sobre as partituras na cadeira visando a clarificação e aprofundamento (intenções, imagens, frases).
3. Apresentação das partituras individuais na cadeira com auto-avaliação tendo em contaos critérios exigidos.
4. Pequeno comentário sobre a qualidade geral dos trabalhos.


Aula n.2

7 Fevereiro 2020, 14:00 Rui Pina Coelho

I

1. Chamadas presenciais. 1.2. Incorporação de uma colega nova.
2. Aquecimento psicofísico: articulações, centros, focos, samurais (concentração e coordenação), respiração (voz) e memória das aulas.
3. Nova exemplificação da mimesis (pares) com auto-controle.
4. Ensaios Individuais da partitura do nome, insistindo nos contrastes de intenções, imagens (formas) e vozes (timbres e volume).
5. Apresentação a pares da mimesis com a partitura do nome.
6. Exemplificação esboçada da contracena da partitura do nome em alternância com reacção livre e orgânica.

II 
1. Aquecimento psicofísico: concentração e memória sintética do anterior recaindo sobre a partitura do nome.
2. Ensaios orientados das partituras do nome usando os objectos pedidos e os métodos propostos (humanização).
3. Apresentações das contracenas da partitura do nome após exemplificação aprofundada das intenções, imagens e palavras.
4. Relaxe e descontração final com memória cronológica das duas horas correcções a ter em conta (escuta,olhar, reacção orgânica, versatilidade e imprevisibilidade).


Aula n.1

31 Janeiro 2020, 14:00 Rui Pina Coelho

I

1. Preenchimento de Fichas; colagem de fotos; apresentação do programa e critérios de avaliação (contínua, relatórios, grelha).
2. Apresentação improvisada das preferências artísticas.
3. Aquecimento psicofísico: centros, focos, articulações e voz.
4. Exemplificação da partitura do nome para a apresentação.
5. Ensaios individuais da partitura do nome (não concluída). 

II
1. Aquecimento psicofísico: exercício de concentração e memória sobre a aula anterior, sobretudo pontos 4 e 5.
2. Ensaios individuais da partitura do nome (continuação).
3. Apresentações individuais da partitura do nome.
4. Trabalho coral (exemplificações) sobre a partitura, relaxe e descontração final.