Sumários

13ª aula de Japonês II - TP2

8 Março 2023, 14:00 AKIYO MATSUMOTO


- Textbook Lição IV p.127 Days/Weeks/Months/Years: Days, Months, Time Words e Ano

- Textbook Lição IV p.113 Expression Notes

                 p.102 Tradução de Diálogo I e II

 

しゅくだい (TPC):

- Memorizar Data e Mês: Textbook Lição IV p.127 Days e Months

- TPCs não feitos

13ª aula de Japonês II - TP1

8 Março 2023, 11:00 AKIYO MATSUMOTO


- Textbook Lição IV p.127 Days/Weeks/Months/Years: Days, Months, Time Words e Ano

- Textbook Lição IV p.113 Expression Notes

                 p.102 Tradução de Diálogo I e II

 

しゅくだい (TPC):

- Memorizar Data e Mês: Textbook Lição IV p.127 Days e Months

- TPCs não feitos

12ª aula de Japonês II - TP2

3 Março 2023, 14:00 AKIYO MATSUMOTO


- Textbook Lição 4 p.308-p.309 Kanji

- Textbook Lição IV p.112 rodapé 11 com pauzinhos (お)はしで Gramática, p.113 Xの前(まえ)、えっ/あっ Expression Notes

 

しゅくだい (TPC):

- Revisão da Gramática dada

 

- Textbook Lição IV p.115 - p.126 Exercícios Orais (Answer Key p.5, p.6)

  <incluindo Pair Work/ Group Work (Exercícios orais):

    p.115 I-A, B, p.116-p.117 I-D, p.117 II-B, p.118 II-C, p.119 III-B, C, p.121 IV-E, p.124 VI-B, VII-A, B, p.125 VII-C>

         p.115 I-A, B, p.124 VII-B →fazer como Pair Work/ Group Work

 

         p.115 I-B→ podem consultar o vocabulário seguinte:

         (7) 動物(どうぶつ) animal, ペンギン pinguim,          きりん/キリン/麒麟 girafa,

              かわうそ/カワウソ lontra, かめ/カメ/ tartaruga,とら/トラ/ tigre,

              おうむ/オウム papagaio, ぞう/ゾウ/ elefante, ジャガー jaguar,

           ちょう/チョウ/ borboleta, ライオン leão, しまうま/シマウマ/縞馬 zebra,

              コアラ coala, へび/ヘビ/ cobra, いるか/イルカ/海豚 golfinho,

             こうもり/コウモリ/蝙蝠 morcego, きつね/キツネ/ raposa/o, 

             おおかみ/オオカミ/ lobo, くま/クマ/ urso

 

            (8) エッグタルト pastéis de nata, ベレンの塔(とう) Torre de Belém,

                 サン・ジョルジェ城(じょう) Castelo de São Jorge

 

         p.116 I-D:

            <Pergunta> なにありますか。⇒<Resposta>(evento) あります。

              <Pergunta> なにしますか。⇒<Resposta>します。

                  Nada + negativo:

                  なにありません。 ”Não vai haver nada.”

                  なにしません。  “Não vou fazer nada.”

         p.119 III-B (2) はい、そうです。ver apontamentos (Google Drive)

         p.125 University Research→facultativo (podem fazer ou não)

 

Se tiverem dúvidas nos Exercícios Orais (incluindo Pair Work/ Group Work), etc,

podem perguntar à professora durante e/ou fora das aulas.

 

- Escrever 3 vezes VERTICAL (folha/template com quadrinhos) kanji e memorizar - Textbook Lição 4 p.308-p.309: para entregar

  NÃO utilizem a tabela de kanji de Workbook (p.135)

- Textbook Lição 4 p.310 p.311 III Exercícios de kanji: fazer e corrigir (Solução está no Google Drive) 

- Textbook Lição 4 p.311 IV A e B Composição: para entregar

   A: 3 frases no mínimo (além do destinatário, data e mês e do nome)

      escrever “memo” com a data e mês (como na solução que fiz)

   B: sobre 3 dias do fim de semana (sexta-feira, sábado e domingo)

       13 frases no total no mínimo

       do modo passado

- Workbook Lição IV p.48: para entregar

- Workbook Lição 4 p.136 Exercícios de Kanji: fazer e corrigir (Answer Key p.47)

 

Não utilizem o tradutor

Só podem utilizar o dicionário/aplicação/site (não tradutor) para consultar o vocabulário não aprendido (novo vocabulário) nas disciplinas.

    Têm que utilizar o vocabulário e as expressões aprendidos nas disciplinas.

    Não podem copiar o tradutor inteiramente.

    Nem podem copiar os textos do Textbook inteiramente.

    A composição não pode ser demasiado parecida com os textos de Textbook.

    Não entreguem os TPCs mal feitos.

    Os TPCs mal feitos sem esforços nota 0 (não vale a pena entregarem)

 

Fazer os TPCs com a ordem seguinte:

  1. Workbook Lição IV p.41-p.47 fazer e corrigir (Answer Key p.34, p.35)
  2. Workbook Lição IV p.48: para entregar
  3. Textbook Lição 4 p.310p.311 III Exercícios de kanji: fazer e corrigir (solução no Google Drive)
  4. Textbook Lição 4 p.311 IV A e B Composição: para entregar
  5. Workbook Lição 4 p.136 Exercícios de Kanji: fazer e corrigir (Answer Key p.47)

 

Prazo de Entrega dos TPCs: até 6ª-feira, dia 17 de março

ENTREGAR PRESENCIALMENTE EM PAPEL NA AULA PRESENCIAL

NÃO POR EMAIL (MENOS A JUSTIFICAÇÃO EXCECIONAL)

12ª aula de Japonês II - TP1

3 Março 2023, 11:00 AKIYO MATSUMOTO


- Textbook Lição 4 p.308-p.309 Kanji

- Textbook Lição IV p.112 rodapé 11 com pauzinhos (お)はしで Gramática, p.113 Xの前(まえ)、えっ/あっ Expression Notes

 

しゅくだい (TPC):

- Revisão da Gramática dada

 

- Textbook Lição IV p.115 - p.126 Exercícios Orais (Answer Key p.5, p.6)

  <incluindo Pair Work/ Group Work (Exercícios orais):

    p.115 I-A, B, p.116-p.117 I-D, p.117 II-B, p.118 II-C, p.119 III-B, C, p.121 IV-E, p.124 VI-B, VII-A, B, p.125 VII-C>

         p.115 I-A, B, p.124 VII-B →fazer como Pair Work/ Group Work

 

         p.115 I-B→ podem consultar o vocabulário seguinte:

         (7) 動物(どうぶつ) animal, ペンギン pinguim,          きりん/キリン/麒麟 girafa,

              かわうそ/カワウソ lontra, かめ/カメ/ tartaruga,とら/トラ/ tigre,

              おうむ/オウム papagaio, ぞう/ゾウ/ elefante, ジャガー jaguar,

           ちょう/チョウ/ borboleta, ライオン leão, しまうま/シマウマ/縞馬 zebra,

              コアラ coala, へび/ヘビ/ cobra, いるか/イルカ/海豚 golfinho,

             こうもり/コウモリ/蝙蝠 morcego, きつね/キツネ/ raposa/o, 

             おおかみ/オオカミ/ lobo, くま/クマ/ urso

 

            (8) エッグタルト pastéis de nata, ベレンの塔(とう) Torre de Belém,

                 サン・ジョルジェ城(じょう) Castelo de São Jorge

 

         p.116 I-D:

            <Pergunta> なにありますか。⇒<Resposta>(evento) あります。

              <Pergunta> なにしますか。⇒<Resposta>します。

                  Nada + negativo:

                  なにありません。 ”Não vai haver nada.”

                  なにしません。  “Não vou fazer nada.”

         p.119 III-B (2) はい、そうです。ver apontamentos (Google Drive)

         p.125 University Research→facultativo (podem fazer ou não)

 

Se tiverem dúvidas nos Exercícios Orais (incluindo Pair Work/ Group Work), etc,

podem perguntar à professora durante e/ou fora das aulas.

 

- Escrever 3 vezes VERTICAL (folha/template com quadrinhos) kanji e memorizar - Textbook Lição 4 p.308-p.309: para entregar

  NÃO utilizem a tabela de kanji de Workbook (p.135)

- Textbook Lição 4 p.310 p.311 III Exercícios de kanji: fazer e corrigir (Solução está no Google Drive) 

- Textbook Lição 4 p.311 IV A e B Composição: para entregar

   A: 3 frases no mínimo (além do destinatário, data e mês e do nome)

      escrever “memo” com a data e mês (como na solução que fiz)

   B: sobre 3 dias do fim de semana (sexta-feira, sábado e domingo)

       13 frases no total no mínimo

       do modo passado

- Workbook Lição IV p.48: para entregar

- Workbook Lição 4 p.136 Exercícios de Kanji: fazer e corrigir (Answer Key p.47)

 

Não utilizem o tradutor

Só podem utilizar o dicionário/aplicação/site (não tradutor) para consultar o vocabulário não aprendido (novo vocabulário) nas disciplinas.

    Têm que utilizar o vocabulário e as expressões aprendidos nas disciplinas.

    Não podem copiar o tradutor inteiramente.

    Nem podem copiar os textos do Textbook inteiramente.

    A composição não pode ser demasiado parecida com os textos de Textbook.

    Não entreguem os TPCs mal feitos.

    Os TPCs mal feitos sem esforços nota 0 (não vale a pena entregarem)

 

Fazer os TPCs com a ordem seguinte:

  1. Workbook Lição IV p.41-p.47 fazer e corrigir (Answer Key p.34, p.35)
  2. Workbook Lição IV p.48: para entregar
  3. Textbook Lição 4 p.310p.311 III Exercícios de kanji: fazer e corrigir (solução no Google Drive)
  4. Textbook Lição 4 p.311 IV A e B Composição: para entregar
  5. Workbook Lição 4 p.136 Exercícios de Kanji: fazer e corrigir (Answer Key p.47)

 

Prazo de Entrega dos TPCs: até 6ª-feira, dia 17 de março

ENTREGAR PRESENCIALMENTE EM PAPEL NA AULA PRESENCIAL

NÃO POR EMAIL (MENOS A JUSTIFICAÇÃO EXCECIONAL)

11ª aula de Japonês II - TP2

1 Março 2023, 14:00 AKIYO MATSUMOTO


- Textbook Lição IV p.111 <5> p.113 <8> Gramática

 

しゅくだい (TPC):

- Revisão da Gramática dada

- Workbook Lição IV p.46-p.47 fazer e corrigir (Answer Key p.35)

  (Quem não fez) Workbook Lição IV p.41-p.47 fazer e corrigir (Answer Key p.34, p.35)