Apresentação
26 Janeiro 2021, 17:00 • Margarita Maria Correia Ferreira
Apresentação do programa, incluindo modo de funcionamento e avaliação.
Levantamento da formação de base, motivação e interesses dos estudantes.
Ensino-Aprendizagem do Vocabulário
Seminário
Mestrado (PLE/PL2 e Linguística) / Doutoramento (Linguística)
Programa geral
Preâmbulo
O presente seminário decorre pela 1.ª vez, sendo entendido como um work in progress. Por essa razão o programa pode ser alvo de ajustamentos em função dos interesses concretos dos estudantes e da investigação em curso para a sua realização.
Justificativa
Adquirir um domínio considerável de vocabulário é um dos principais problemas para quem aprende uma língua estrangeira ou segunda. O vocabulário desempenha um papel decisivo na produção e na compreensão oral e escrita, sendo crucial para o desempenho de atividades linguísticas. O conhecimento do vocabulário não só faz parte da competência linguística, mas é também importante para o aprofundamento das competências sociolinguísticas e pragmáticas, visto as palavras de qualquer língua configurarem diversos aspetos culturais e cognitivos.
Um conhecimento amplo do léxico a partir das perspetivas linguística, sociolinguística e psicolinguística é assim crucial para a formação de professores de línguas.
Objetivos
Este seminário visa a aquisição de conhecimentos básicos sobre o léxico (abordagens, constituintes e funcionamento) e as unidades lexicais que possibilite ao professor de língua escolher e aplicar métodos e estratégias para promover a autonomia dos alunos na aprendizagem de vocabulário, bem como avaliar e produzir recursos para o seu ensino.
Conteúdos
- Conceitos fundamentais
Léxico e vocabulário: perspetivas gramatical, sociolinguística, psicolinguística
Unidades lexicais e palavras: tipos, características
Tipos de conhecimento associados às unidades lexicais
Características da competência lexical
Conhecimento vocabular: extensão vs. profundidade
2. Aprendizagem
Aprendizagem de vocabulário no quadro da aprendizagem de uma língua
Bases da aprendizagem e o papel da memória
Aprendizagem implícita vs. explícita
Estratégias e recursos para a aprendizagem de vocabulário
3. Ensino
Seleção do vocabulário a ensinar
Métodos e atividades para ensino de vocabulário
Avaliação do conhecimento vocabular
Análise e produção de recursos para o ensino de vocabulário
Funcionamento do seminário e avaliação
O seminário funcionará em regime de avaliação contínua, pelo que a participação nos seminários constituirá um elemento a valorar positivamente na hora da avaliação final. Acredita-se que da partilha e discussão de ideias se constrói o conhecimento, pelo que todos os estudantes se devem sentir convidados (e obrigados) a intervir nos seminários, sem constrangimentos para além dos que possam prejudicar o trabalho do grupo. As sessões do seminário pressupõem a leitura prévia dos materiais indicados pela docente.
As aulas decorrerão, até novos desenvolvimentos, através da plataforma Zoom. Os textos relevantes para o seminário serão disponibilizados ao longo do semestre na plataforma Moodle. Além disso, os alunos podem sempre contactar a docente e o grupo através de e-mail e de Whatsapp. A tutoria, individual ou em pequenos grupos, funcionará a pedido dos estudantes, que solicitarão o agendamento de reunião virtual com a docente. O dia prefencial para estas atividades será a quarta-feira.
A avaliação terá por base os seguintes elementos:
- relatório de leitura de um artigo (mestrado) ou livro (doutoramento), a entregar até 23 de março – 25%;
- trabalho monográfico de tema e dimensões a combinar com a docente, obrigatoriamente relacionado com os conteúdos do seminário, a entregar no final do semestre – 75%.
Bibliografia de base
Dóczi, Brigitta; Kormos, Judit. 2016. Longitudinal Developments in Vocabulary Knowledge and Lexical Organization. Oxford, UK: Oxford University Press.
Kersten, Saskia. 2010. The Mental Lexicon and Vocabulary Learning – Implications for the foreign language classroom. Tübingen: Narr Verlag.
Ma, Qing. 2009. Second Language Vocabulary Acquisition. Bern: Peter Lang.
Taylor, John R. 2015. The Oxford Handbook of the Word. Oxford, UK: Oxford University Press.
Webb, Stuart; Nation, Paul. 2017. How Vocabulary is Learned. Oxford, UK: Oxford University Press.