Apresentação

26 Janeiro 2021, 17:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Apresentação do programa, incluindo modo de funcionamento e avaliação.

Levantamento da formação de base, motivação e interesses dos estudantes.



Ensino-Aprendizagem do Vocabulário

Seminário

Mestrado (PLE/PL2 e Linguística) / Doutoramento (Linguística)

 

Programa geral

Preâmbulo

O presente seminário decorre pela 1.ª vez, sendo entendido como um work in progress. Por essa razão o programa pode ser alvo de ajustamentos em função dos interesses concretos dos estudantes e da investigação em curso para a sua realização.

 

Justificativa

Adquirir um domínio considerável de vocabulário é um dos principais problemas para quem aprende uma língua estrangeira ou segunda. O vocabulário desempenha um papel decisivo na produção e na compreensão oral e escrita, sendo crucial para o desempenho de atividades linguísticas. O conhecimento do vocabulário não só faz parte da competência linguística, mas é também importante para o aprofundamento das competências sociolinguísticas e pragmáticas, visto as palavras de qualquer língua configurarem diversos aspetos culturais e cognitivos.

Um conhecimento amplo do léxico a partir das perspetivas linguística, sociolinguística e psicolinguística é assim crucial para a formação de professores de línguas.

 

Objetivos

Este seminário visa a aquisição de conhecimentos básicos sobre o léxico (abordagens, constituintes e funcionamento) e as unidades lexicais que possibilite ao professor de língua escolher e aplicar métodos e estratégias para promover a autonomia dos alunos na aprendizagem de vocabulário, bem como avaliar e produzir recursos para o seu ensino.

 

Conteúdos

  1. Conceitos fundamentais

Léxico e vocabulário: perspetivas gramatical, sociolinguística, psicolinguística

Unidades lexicais e palavras: tipos, características

Tipos de conhecimento associados às unidades lexicais

Características da competência lexical

Conhecimento vocabular: extensão vs. profundidade

        2. Aprendizagem

Aprendizagem de vocabulário no quadro da aprendizagem de uma língua

Bases da aprendizagem e o papel da memória

Aprendizagem implícita vs. explícita

Estratégias e recursos para a aprendizagem de vocabulário

         3. Ensino

Seleção do vocabulário a ensinar

Métodos e atividades para ensino de vocabulário

Avaliação do conhecimento vocabular

Análise e produção de recursos para o ensino de vocabulário

 

Funcionamento do seminário e avaliação

O seminário funcionará em regime de avaliação contínua, pelo que a participação nos seminários constituirá um elemento a valorar positivamente na hora da avaliação final. Acredita-se que da partilha e discussão de ideias se constrói o conhecimento, pelo que todos os estudantes se devem sentir convidados (e obrigados) a intervir nos seminários, sem constrangimentos para além dos que possam prejudicar o trabalho do grupo. As sessões do seminário pressupõem a leitura prévia dos materiais indicados pela docente.

As aulas decorrerão, até novos desenvolvimentos, através da plataforma Zoom. Os textos relevantes para o seminário serão disponibilizados ao longo do semestre na plataforma Moodle. Além disso, os alunos podem sempre contactar a docente e o grupo através de e-mail e de Whatsapp. A tutoria, individual ou em pequenos grupos, funcionará a pedido dos estudantes, que solicitarão o agendamento de reunião virtual com a docente. O dia prefencial para estas atividades será a quarta-feira.

A avaliação terá por base os seguintes elementos:

-  relatório de leitura de um artigo (mestrado) ou livro (doutoramento), a entregar até 23 de março – 25%;

-  trabalho monográfico de tema e dimensões a combinar com a docente, obrigatoriamente relacionado com os conteúdos do seminário, a entregar no final do semestre – 75%.

 

Bibliografia de base

Dóczi, Brigitta; Kormos, Judit. 2016. Longitudinal Developments in Vocabulary Knowledge and Lexical Organization. Oxford, UK: Oxford University Press.

Kersten, Saskia. 2010. The Mental Lexicon and Vocabulary Learning – Implications for the foreign language classroom. Tübingen: Narr Verlag.

Ma, Qing. 2009. Second Language Vocabulary Acquisition. Bern: Peter Lang.

Taylor, John R. 2015. The Oxford Handbook of the Word. Oxford, UK: Oxford University Press.

Webb, Stuart; Nation, Paul. 2017. How Vocabulary is Learned. Oxford, UK: Oxford University Press.