Sumários
Prática de análise de texto a partir de uma perpetiva genológica
26 Março 2020, 14:00 • António Manuel dos Santos Avelar
a) Prática de análise de texto a partir de uma perpetiva genológica.
b) No dia 26, por insuficiência do sinal (internet-Nos) na área do Paço do Lumiar, não foi possível realizar o seminário.
.
O conhecimento genológico
19 Março 2020, 14:00 • António Manuel dos Santos Avelar
a) O conhecimento genológico.
Conhecimento genológico e potencial genológico.
Contexto social e linguagem: modelo estratificado (Eggins & Martin, 1996).
Géneros, subgéneros e famílias de géneros.
b) Fontes determinantes- géneros escolares; primeiro levantamento.
Teoria do registo e do género (TR&G).rodução e comunicação do significado.
Prática de análise de texto a partir de uma perpetiva genológica.
Orientações para a organização dos seminários, dadas as restrições relacionadas com a epidemia do Coronavirus.
12 Março 2020, 14:00 • António Manuel dos Santos Avelar
Orientações e organização dos seminários a partir deste momento e dadas as restrições relacionadas com a epidemia do Coronavirus.
Distribuição de tarefas para curto e médio prazo.
Os seminários, doravante, serão realizados através do plataforma Zoom, sendo as 4 horas semanais divididas em dois tempos: 2ºs feiras, 18.30h; 5ªs feiras, 14h. O registo do sumário será feito na 5ª feira, abrangendo os dois dias semanais, com referência, respetiva, em a) e b).
O conceito de competência estratégica - implicações para o ensino de uma língua não materna.
5 Março 2020, 14:00 • António Manuel dos Santos Avelar
O conceito de competência estratégica - implicações para o ensino de uma língua não materna.
Conclusão da apresentação dos conteúdos relativos às estratégias de aprendizagem numa língua não materna.
Conclusão da discussão do artigo em análise.
Estratégias de aprendizagem numa língua não materna.
27 Fevereiro 2020, 14:00 • António Manuel dos Santos Avelar
Estratégias de aprendizagem numa língua não materna.
Clarificação do tópico: questões terminológicas e conceptuais - "retrieval, rehersal, cover and communicative strategies (Cohen, 1996).
Estratégias cognitivas, metacognitivas, afetivas e sociais (Chamot, 1987; Oxford, 1990).
Estratégias, subestratégias, técnicas e táticas.
O conceito de competência estratégica.
Implicações para o ensino de uma língua não materna.
A investigação produzida.