Sumários
Balanço final do seminário
12 Maio 2021, 14:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Sistematização dos conteúdos abordados ao longo do semestre.
Discussão sobre possibilidades de investigação e de trabalho.A avaliação em LE/L2
5 Maio 2021, 14:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Avaliação – diferentes tipos de avaliação:
- avaliação formal e informal;
- avaliação formativa e sumativa;
- avaliação direta e indireta;
- avaliação no ELBT.
Texto para discussão:
Nunan, D. (2004). Assessing task-based language teaching. In D. Nunan, Task-based language teaching (pp. 138-165). Cambridge: Cambridge University Press.
O ensino de línguas baseado em tarefas (ELBT)
28 Abril 2021, 14:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Princípios do ELBT.
Definição de tarefa.
Estrutura da tarefa.
Tipos de tarefas;
A abordagem foco na forma.
Discussão do artigo:
Long, M. (2016). In Defense of Tasks and TBLT: Nonissues and Real Issues. Annual Review of Applied Linguistics, 36, 5-33.
N.B.: Esta sessão foi lecionada na modalidade a distância.
A situação linguística do português no mundo
21 Abril 2021, 14:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
1. Palestra de Nélia Alexandre - O português em contacto (no contexto dos PALOP).
2. Aprendizagem do português em contextos diglóssicos e multilingues.
Discussão do artigo:
Gonçalves, P. & Siopa, C. (2005). Português na Universidade: da análise linguística às estratégias de ensino-aprendizagem. Idiomático. Revista digital de didática de PLNM. Disponível em: http://cvc.instituto-camoes.pt/idiomatico/05/id5portuguesnauniversidade.pdf
N.B.: Esta sessão foi lecionada na modalidade a distância.
Produção e comunicação do significado
14 Abril 2021, 14:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Produção e interação escritas:
- Funções da escrita;
- Conhecimentos, competências e atitudes;
- O processo de escrita;
- Modelos de tarefas e atividades.
Discussão do artigo:
Elola, I. & Oskoz, A. (2017). Writing with 21st century social tools in the L2 classroom: New literacies, genres, and writing practices. Journal of Second Language Writing, 36, 52-60.