Sumários

Aprendizagem de línguas em contextos multilingues

14 Março 2023, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Por um ensino multilingue e multicultural.

O modelo pedagógico "Translanguaging".



O papel da L1 e das restantes línguas

7 Março 2023, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

O papel da L1 na aquisição de uma língua segunda ou de uma primeira língua estrangeira.

O papel da L1 e das restantes línguas previamente adquiridas na aquisição de língua terceira ou língua adicional.

Fatores que afetam a transferência das línguas previamente adquiridas.

Discussão do seguinte artigo:

De Angelis, J. (2007). Factors Affecting Non-native Language Influence. In G. De Angelis, Third Additional Language Acquisition (pp. 19-40). Clevedon: Multilingual Matters.


Acesso ao significado: compreensão oral

28 Fevereiro 2023, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Compreensão oral: 

- desafios e oportunidades na instrução da audição; 

- competência auditiva; 

- um modelo de compreensão auditiva; 

- fatores que influenciam o sucesso da compreensão oral.


Discussão do artigo:

Graham, S. (2017). Research into practice: Listening strategies in an instructed classroom setting. Language Teaching, 50 (1), 107-119.


Acesso ao significado: comprrensão escrita

14 Fevereiro 2023, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Compreensão escrita: 

- microhabilidades e estratégias; 

- tipos de leitura e ensino da leitura; 

- atividades para o desenvolvimento da compreensão escrita.


Discussão do artigo:

Grabe, W. (2014). Key Issues in L2 Reading Development. In X. Deng & R. Seow (eds.), Alternative Pedagogies in the English Language & Communication Classroom (pp. 8-18). Singapore: National University of Singapore.


Métodos e abordagens de ensino de LE/L2

7 Fevereiro 2023, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

A. Principais metodologias/ abordagens de ensino de uma LE/L2:

1. Método da Gramática e Tradução

2. Método áudio-oral

3. Abordagem comunicativa

B. Século XXI: a era pós-método.

C. Discussão do texto:

Nunes, A. (2002). O Século XXI e o Ensino da Língua Estrangeira – A Era do Pós-método. Polissema, 2, 107-122.