Sumários
Política linguísticas
14 Novembro 2023, 17:00 • Margarita Maria Correia Ferreira
Tópicos fundamentais de política linguística.
A Linguística Aplicada no Brasil: algumas controvérsias
9 Novembro 2023, 17:00 • Margarita Maria Correia Ferreira
Surgimento e especificidades da Linguística Aplicada no Brasil.
Orientação de trabalhos e pesquisas
31 Outubro 2023, 17:00 • Margarita Maria Correia Ferreira
Carreira académica e publicações.
Língua-padrão e norma linguística - alguns tópicos. O coceito de norma em Cunha & Cintra (1984) e Dicionário Terminológico (DGE) - https://apoioescolas.dge.mec.pt/recursos/dicionario-terminologico.
Sugestões de Leitura
Cardeira, E.; Mateus, M.H.M. (2008). Norma e variação. Caminho.
Questões de pragmática
24 Outubro 2023, 17:00 • Margarita Maria Correia Ferreira
Considerando a imperiosa necessidade de refletir sobre a visibilidade crescente da agressividade e da violência verbal, sobretudo em ambientes digitais, procederemos a uma revisão teórica das teorias linguísticas sobre violência verbal. Após a consolidação dos estudos de cortesia verbal, que estão na base das primeiras abordagens de Culpeper (2008 e 2011), mostraremos as abordagens interacionais que são privilegiadas nos estudos atuais.
Mostrar-se-á igualmente a construção discursiva de um ethos belicoso, a partir da análise das emoções (Micheli 2010 e Plantin 2011) que marcam argumentativamente o distanciamento em relação ao outro, em alguns exemplos de interações nas redes sociais.
Ferramentas para leitura e análise de texto
18 Outubro 2023, 17:00 • Margarita Maria Correia Ferreira
Ferramentas para leitura e análise de texto, focando as evidências linguísticas de expressão e estruturação de conhecimento, bem como de organização e estruturação do próprio texto
1. Linguística educacional: definição e potencialidades
2. Contributos da Linguística Sistémico-Funcional na área da Educação
a. Breve panorama geral
b. Género e Pedagogia de Género na Escola de Sydney
3. Género e conhecimento
a. Propósitos socio-comunicativos associados ao currículo escolar
b. Organização estrutural de textos curriculares
c. Marcas gramaticais e lexicais de textos curriculares
Leituras:
Caels, F. (no prelo). O português como língua veicular de saberes escolares: pistas para
a conceção de materiais didáticos. In C. Castro & A. Madeira (Orgs.),
Desenvolvimento de materiais didáticos para Português como Língua Não
Materna: Experiências e desafios. Lidel.
Caels, F., Barbeiro, L. F. & Gouveia, C. A. M. (2020). Géneros escolares segundo a
Escola de Sydney: Propósitos, estruturas e realizações textuais. Indagatio Didactica 12(2): 13-32.
Martin, J. R. (2013). Embedded literacy: Knowledge as meaning. Linguistics and Education 24 (2013): 23-37.
Oliveira, L. C., & Smith, S. L. (2019). Systemic Functional Linguistics in Teacher Education. doi.org/10.1093/acrefore/9780190264093.013.494
Leituras complementares:
Spolsky, B. (2008). Introduction: What is Educational Linguistics? In B. Spolsky & F. M. Hult (Eds.), The Handbook of Educational Linguistics. Blackwell Publishing.
Rose, D. & J.R. Martin (2012). Learning to Write, Reading to Learn: Genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. Equinox