Sumários

Política linguísticas

14 Novembro 2023, 17:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Tópicos fundamentais de política linguística.

Planificação do ensino de línguas em Portugal.

A aula decorreu por Zoom.


A Linguística Aplicada no Brasil: algumas controvérsias

9 Novembro 2023, 17:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Surgimento e especificidades da Linguística Aplicada no Brasil.

A situação educativa do Brasil nos anos 1970 - os contributos da linguística aplicada para o ensino de língua materna.

A aula decorreu através da plataforma Zoom.


Orientação de trabalhos e pesquisas

31 Outubro 2023, 17:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Carreira académica e publicações.

Língua-padrão e norma linguística - alguns tópicos. O coceito de norma em Cunha & Cintra (1984) e Dicionário Terminológico (DGE) - https://apoioescolas.dge.mec.pt/recursos/dicionario-terminologico.

Sugestões de Leitura

Cardeira, E.; Mateus, M.H.M. (2008). Norma e variação. Caminho.


Questões de pragmática

24 Outubro 2023, 17:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Considerando a imperiosa necessidade de refletir sobre a visibilidade crescente da agressividade e da violência verbal, sobretudo em ambientes digitais, procederemos a uma revisão teórica das teorias linguísticas sobre violência verbal. Após a consolidação dos estudos de cortesia verbal, que estão na base das primeiras abordagens de Culpeper (2008 e 2011), mostraremos as abordagens interacionais que são privilegiadas nos estudos atuais. 

Mostrar-se-á igualmente a construção discursiva de um ethos belicoso, a partir da análise das emoções (Micheli 2010 e Plantin 2011) que marcam argumentativamente o distanciamento em relação ao outro, em alguns exemplos de interações nas redes sociais. 


Ferramentas para leitura e análise de texto

18 Outubro 2023, 17:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Ferramentas para leitura e análise de texto, focando as evidências linguísticas de expressão e estruturação de conhecimento, bem como de organização e estruturação do próprio texto

1. Linguística educacional: definição e potencialidades

2. Contributos da Linguística Sistémico-Funcional na área da Educação

a. Breve panorama geral

b. Género e Pedagogia de Género na Escola de Sydney

3. Género e conhecimento

a. Propósitos socio-comunicativos associados ao currículo escolar

b. Organização estrutural de textos curriculares

c. Marcas gramaticais e lexicais de textos curriculares


Leituras:

Caels, F. (no prelo). O português como língua veicular de saberes escolares: pistas para

a conceção de materiais didáticos. In C. Castro & A. Madeira (Orgs.),

Desenvolvimento de materiais didáticos para Português como Língua Não

Materna: Experiências e desafios. Lidel.

Caels, F., Barbeiro, L. F. & Gouveia, C. A. M. (2020). Géneros escolares segundo a

Escola de Sydney: Propósitos, estruturas e realizações textuais. Indagatio Didactica 12(2): 13-32.

Martin, J. R. (2013). Embedded literacy: Knowledge as meaning. Linguistics and Education 24 (2013): 23-37.

Oliveira, L. C., & Smith, S. L. (2019). Systemic Functional Linguistics in Teacher Education. doi.org/10.1093/acrefore/9780190264093.013.494


Leituras complementares:

Spolsky, B. (2008). Introduction: What is Educational Linguistics? In B. Spolsky & F. M. Hult (Eds.), The Handbook of Educational Linguistics. Blackwell Publishing.

Rose, D. & J.R. Martin (2012). Learning to Write, Reading to Learn: Genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. Equinox