Sumários
8ª sessão: Gramática e ensino: os textos, os contextos e os usos linguísticos.
3 Novembro 2020, 17:30 • Carlos Gouveia
Os textos, os contextos e os usos linguísticos. O contexto como fator estruturante da interação. Formas e usos da língua: a estratificação do contexto. Discussão de Schleppegrell, M. J. (2006). The linguistic features of advanced language use: the grammar of exposition. In Byrnes, H. (ed.), Advanced Language Learning: The Contribution of Halliday and Vygotsky (pp. 134-146). London: Continuum.
7ª sessão: Investigação-ação
27 Outubro 2020, 17:30 • Carlos Gouveia
Fazer investigação-ação: o que é, como se faz. A noção de prática exploratória e a sua relação com a investigação-ação. Discussão de propostas de temas de ensaios e de teses. Discussão de Burns, A. (2010). What is action research. In Doing Action Research in English Language Teaching - A Guide for Practitioners (pp. 1-21). London: Routledge.
6ª sessão: Parâmetros de ensino e investigação de resultados
20 Outubro 2020, 17:30 • Carlos Gouveia
Coligir a analisar dados em linguística aplicada. Metodologias de investigação em Linguística Aplicada ao Ensino/ aprendizagem de línguas. Estrutura de uma tese. Discussão de Lopes, L. P. M. (2013). Como e por que teorizar o português: recurso comunicativo em sociedades porosas e em tempos híbridos de globalização cultural. In L. P. M. Lopes (Ed.), O português no século XXI. Cenário geopolítico e sociolinguistico (pp. 101-119). São Paulo: Parábola.
5ª sessão: O ensino de língua comunicativo (CLT)
13 Outubro 2020, 17:30 • Carlos Gouveia
Elementos de caracterização do método/abordagem comunicativo/a de ensino de línguas. O contexto como fator estruturante da interação: contexto situacional e contextual cultural. Discussão de Savignon, S. J. (2007). Beyond communicative language teaching: What’s ahead? Journal of Pragmatics, 39, 207–220. Apreciação e discussão dos projetos de ensaio de alguns doutorandos.
4ª sessão: Abordagens, métodos e técnicas
6 Outubro 2020, 17:30 • Carlos Gouveia
Constituintes e categorias dos métodos. Método e metodologia. Princípios e procedimentos. Análise qualitativa e análise quantitativa. Discussão de Kumaravadivelu, B. (2006). Constituents and Categories of Methods. In Understanding Language Teaching: From Method to Postmethod (pp. 83-96). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc.