Programa | Course Description 2022/2023


Unidade Curricular | Course Unit

Linguística Aplicada ao Ensino de Português Língua Estrangeira/ Língua Segunda

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

PLE8.555315

 

Créditos ECTS | ECTS Credits

12 ECTS

 

Ciclo de Estudos | Level 

Doutoramento | PhD

 

Semestre | Semester

S1

 

Docente(s) | Instructor(s) 

Carlos A. M. Gouveia

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

A unidade curricular tem como objetivos:

·   a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de aptidões de investigação em linguística aplicada, nomeadamente reconhecendo objetos, escopos, métodos e possibilidades de trabalho sobre a língua portuguesa e o seu uso;

·   o desenvolvimento de competências reflexivas e analíticas sobre a realidade da língua portuguesa enquanto potencial de significado e instrumento de concretização de possibilidades de configuração de sentido;

·   a compreensão dos usos linguísticos como dinâmicas comunicativas de processos de representação do mundo, de construção de identidades e alteridades, e de textualização de tais processos.

 

Conteúdos

1. O que é a linguística aplicada? Definição e escopo

     1.1. A linguística aplicada ao Ensino/ aprendizagem de Línguas

            1.2. A linguística aplicada crítica: mestiçagem, ideologia e aplicação

            1.3. A linguística aplicada ao Ensino/ aprendizagem de PLE/L2

 2. Metodologias de investigação em Linguística Aplicada ao Ensino / aprendizagem de Línguas 2.1. Coligir e analisar dados em linguística aplicada

            2.2. Métodos de investigação qualitativa e métodos de investigação quantitativa

            2.3. Investigação ação: possibilidades de mudança e desenvolvimento

 3. Gramática e ensino: os textos, os contextos e os usos linguísticos

            3.1. Formas e usos da língua: a estratificação do contexto

            3.2. O conhecimento do uso da língua como conhecimento da língua

            3.3. A variação funcional dos textos e o conhecimento genológico: géneros e registos

                   3.3.1. Princípios e programas de desenvolvimento

                   3.3.2. Avaliação

     3.3.3. Fins académicos e fins específicos

 4. Multimodalidade

            4.1. Perspetivas e aplicações"

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

A unidade curricular desenvolve-se a partir da apreciação e discussão de um percurso de leituras obrigatórias constituído por dez textos científicos de produção recente, cuja leitura motivará a discussão por parte dos formandos e a exposição de conteúdos pelo docente. As metodologias de ensino envolvem, portanto, aulas expositivas sobre diferentes temáticas e aulas práticas de discussão de textos teóricos e de sistematização de descrição de estruturas gramaticais e textuais de uso da língua.
A avaliação inclui a assiduidade (5%) e participação (10%), a organização da discussão de um dos textos científicos de produção recente que serão trabalhados ao longo das sessões (35%) e um ensaio de cerca de 8000 palavras sobre uma das temáticas da Unidade Curricular, a entregar até à penúltima sessão (50%).

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

Christie, F. & Martin, J. R. (Eds.). (2007). Language, Knowledge and Pedagogy: Functional Linguistic and Sociological Perspectives. Continuum.

 Cook, V. & Wei, L. (Eds.). (2009). Contemporary Applied LinguisticsVolume One: Language Teaching and Learning, edited by Vivian Cook. Continuum.

 Loewen, S. & Masatoshi, S. (2017). The Routledge Handbook of Instructed Second Language AcquisitionRoutledge.

 Moita Lopes, L. P. (Ed.). (2013). O português no século XXI: Cenário geopolítico e sociolinguísticoParábola.

 Rose, D., & Martin, J. R. (2012). Learning to Write, Reading to Learn: Genre, Knowledge and Pedagogy in the Sydney School. Equinox.

 

Requisitos | Prerequisites

[Referir UC ou competências, se aplicável]