Programa | Course Description 2022/2023
Unidade Curricular | Course Unit |
Linguística Aplicada ao Ensino de Português Língua Estrangeira/ Língua Segunda |
Código da Unidade Curricular | Course ID |
PLE8.555315 |
Créditos ECTS | ECTS Credits |
12 ECTS |
Ciclo de Estudos | Level |
Doutoramento | PhD |
Semestre | Semester |
S1 |
Docente(s) | Instructor(s) |
Carlos A. M. Gouveia |
Língua de ensino | Language of instruction |
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction) |
A unidade curricular tem como objetivos: · a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de aptidões de investigação em linguística aplicada, nomeadamente reconhecendo objetos, escopos, métodos e possibilidades de trabalho sobre a língua portuguesa e o seu uso; · o desenvolvimento de competências reflexivas e analíticas sobre a realidade da língua portuguesa enquanto potencial de significado e instrumento de concretização de possibilidades de configuração de sentido; · a compreensão dos usos linguísticos como dinâmicas comunicativas de processos de representação do mundo, de construção de identidades e alteridades, e de textualização de tais processos.
Conteúdos 1. O que é a linguística aplicada? Definição e escopo 1.1. A linguística aplicada ao Ensino/ aprendizagem de Línguas 1.2. A linguística aplicada crítica: mestiçagem, ideologia e aplicação 1.3. A linguística aplicada ao Ensino/ aprendizagem de PLE/L2 2. Metodologias de investigação em Linguística Aplicada ao Ensino / aprendizagem de Línguas 2.1. Coligir e analisar dados em linguística aplicada 2.2. Métodos de investigação qualitativa e métodos de investigação quantitativa 2.3. Investigação ação: possibilidades de mudança e desenvolvimento 3. Gramática e ensino: os textos, os contextos e os usos linguísticos 3.1. Formas e usos da língua: a estratificação do contexto 3.2. O conhecimento do uso da língua como conhecimento da língua 3.3. A variação funcional dos textos e o conhecimento genológico: géneros e registos 3.3.1. Princípios e programas de desenvolvimento 3.3.2. Avaliação 3.3.3. Fins académicos e fins específicos 4. Multimodalidade 4.1. Perspetivas e aplicações" |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction) |
A unidade curricular desenvolve-se a partir da apreciação e discussão de um percurso de leituras obrigatórias constituído por dez textos científicos de produção recente, cuja leitura motivará a discussão por parte dos formandos e a exposição de conteúdos pelo docente. As metodologias de ensino envolvem, portanto, aulas expositivas sobre diferentes temáticas e aulas práticas de discussão de textos teóricos e de sistematização de descrição de estruturas gramaticais e textuais de uso da língua. |
Bibliografia (selection) | Readings (selection) |
Christie, F. & Martin, J. R. (Eds.). (2007). Language, Knowledge and Pedagogy: Functional Linguistic and Sociological Perspectives. Continuum. Cook, V. & Wei, L. (Eds.). (2009). Contemporary Applied Linguistics. Volume One: Language Teaching and Learning, edited by Vivian Cook. Continuum. Loewen, S. & Masatoshi, S. (2017). The Routledge Handbook of Instructed Second Language Acquisition. Routledge. Moita Lopes, L. P. (Ed.). (2013). O português no século XXI: Cenário geopolítico e sociolinguístico. Parábola. Rose, D., & Martin, J. R. (2012). Learning to Write, Reading to Learn: Genre, Knowledge and Pedagogy in the Sydney School. Equinox. |
Requisitos | Prerequisites |
[Referir UC ou competências, se aplicável] |